O significado do Papai Noel


Estou planejando sair às compras para a decoração do Natal...e tenho conversado com Milena sobre isso. 
É interessante saber como as crianças vão entendendo e conceituando sobre esse momento, associando com seus símbolos, dentre eles, o Papai Noel. 
Eis a conversa com minha flor: 

Eu: Filha, o Natal está chegando e quando a mamãe arrumar a nossa árvore, você vai cuidar dela?
Milena: Sim, mamãe e aí agente deixa o Papai Noel entrar..
Eu: Isso mesmo filha, o que você vai fazer com ele?
Milena: Eu vou pedir um presente bem grande..
Eu: O que é esse presente bem grande?
Milena: É um presente bem grande mamãe!!! 

Ela falou de uma maneira tão meiga e fiquei pensando sobre esse assunto.
Sei que tem pais que preferem não alimentar sobre o famoso “bom velhinho” que nesta época (final de ano) faz parte da decoração de Natal do lugar. Até que ponto afirmar ou não sobre a existência dele?

Cabe destacar as coisas boas que ele representa, como bondade, esperança, amor ao próximo, sem contar que transforma sonho em realidade, afinal nas cartinhas de muitas crianças (inclusive eu fazia a minha) sempre tem algum grande desejo e, se ele conseguir, realiza! Traz muita alegria!

Temos que levar em consideração os valores de cada família e de que forma esses são repassados à criança e, paralelamente, ela vai vivenciando e absorvendo as simbologias que a ela são apresentadas. Creio que conforme elas vão crescendo, amadurecendo e, no momento em que estiverem preparadas, saberão mesmo se Papai Noel existe. Tudo tem seu tempo!
Algumas pesquisas apontam que estimular a imaginação da criança é fundamental para o seu desenvolvimento, portanto, reforçar a ideia que ele existe é saudável e favorece a criatividade. Imaginem só o que as crianças pensam quando é falado sobre Papai Noel a elas? Geralmente elas perguntam, falam algo sobre, contribuindo ainda, para o desenvolvimento da linguagem. 

E bem provável que por aqui seja parecido como foi comigo, pois meus pais alimentaram super bem a existência dele. Era muita expectativa minha e de minhas irmãs para a chegada do grande dia. Lembro-me perfeitamente que fazíamos as cartas e colocávamos apenas um lado do sapato e, no dia seguinte, ao acordar, o presente estava lá....quanta felicidade, clima propício à união familiar.
A fantasia já existe na criança, cabendo a nós, pais, escola e sociedade estimular da melhor maneira possível.

Aproveitem essa época com muita PAZ, AMOR E MUITO CHAMEGO COM FILHOS E FAMILIARES.

Ei.. Você acredita em Papai Noel?


 Abraços!!!

3 comentários:

  1. Oi Larissa, adorei o seu blog, vou acompanha-lo.

    Bjs Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Lari,
    estava conversando sobre esse assunto com o pai da minha bebê, e falávamos o quanto são importantes essas lendas para estimular a imaginação nas nossas crianças, e ainda alimentar a inocência delas, já tão camuflada nos dias de hoje pela tão aclamada tecnologia.
    Não custa nada um pouco de sonho. Quando eu era criança, eu acreditava no bom velhinho. Quero que com minha filha seja assim também. Quero pra ela tudo o que ela tem direito: sonhos, fantasias, princesas, príncipes, sapos, estórias de amor, contos de fada. Essa é a graça da infância, e não vale a pena deixar isso se perder.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  3. Este post está fofíssimo também, pode escolher e mandar! Vou adorar ter você nas dicas. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...