O bebê chega em casa...e os cuidados


E chega o esperadíssimo dia em que o bebê recebe a alta e vai para a casa. A felicidade é a mesma quando é bebê prematuro ou bebê de termo. Tudo é muito novo: a rotina, os cuidados, a atenção, a adaptação...
É comum querermos conhecer este novo ser que estava ali na barriga da mãe. A expectativa é geral  e, por isso, realmente dá logo vontade de prestigiar esse momento da família e conhecer o bebê querendo visitá-los.
Para o visitante, é interessante procurar saber se a mamãe e o papai estão recebendo visitas na maternidade ou em casa. Há mamães que são bem flexíveis e gostam muito de receber visita bem nos primeiros dias. Até aí tudo bem...
É importante destacar que alguns cuidados são essenciais para as visitas e devem ser respeitados de acordo com as preferências dos papais:
  • Quando são bebês prematuros, os cuidados devem ser redobrados e a orientação do pediatra é importante ser seguida. No nosso caso, a consideramos criteriosamente, pois foi sugerido que recebêssemos visitas após 03 meses em casa (visto que Milena já tinha passado 96 dias em UTI Neonatal), ficando para os familiares mesmo. Sei que muitas pessoas devem ter achado um pouco de “frescura” e exagero, mas achamos melhor assim. Acredito que isso foi muito válido, tanto que, após um ano e dois meses, é que tivemos o primeiro resfriadinho dela;
  • Bebês de termo e, principalmente, prematuros, não precisam ficar isolados, mas conforme as orientações do pediatra e os papais forem se sentindo confortáveis e se adaptando, vão percebendo o que é melhor para eles, em quais lugares pode passear, etc;
  • É bom evitar fazer a visita após aquele dia cansativo, cheio de trabalho e com fome, pois estas energias podem ser transmitidas ao bebê.
  • Lavar as mãos é fundamental antes de pegar no recém-nascido e é sempre bom perguntar se você pode carregá-lo;
  • Evitar passar perfumes ou loções com cheiro forte, podem não ser favoráveis ao bebê devido a possíveis alergias;
  • Respeitar horários da amamentação e rotinas, pois nos primeiros dias, a adaptação é geral, todos estão se adaptando e, claro, curtindo o baby.
Uma boa dica para os papais que preferem aguardar uns dias a mais para receber visitas (principalmente os de prematuros) é postar em mídias sociais como o Facebook, criar um álbum no Picasa, blogs ou outras opções com fotos ou vídeos, pois assim é uma oportunidade para que comecem a conhecer o bebê enquanto aguardam a melhor data para visitá-los.
Abraços!

1 comentários:

  1. Realmente eu tenho pensado muito em como fazer para garantir a adaptação com tranquilidade nos primeiros dias em que minha bebê estiver em casa. A gente entende que todos querem conhecer esse novo serzinho que acabou de nascer, mas é sempre bom mesmo ter prudência, especialmente para respeitar o tempo dos pais, que nos primeiros dias ficam exaustos até que consigam adaptar da melhor forma a nova rotina.
    A idéia das redes sociais é super válida. Acho que vou fazer isso mesmo nos primeiros dias.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...