Obras de arte em paredes, móveis ...


By Milena
Gostaria de agradecer às pessoas que inventaram as tintas laváveis, pois antes, paredes riscadas, precisavam ser pintadas novamente. Thanks!
A criança se expressa de diversas maneiras, dentre elas, através de desenhos. É realmente muito bom vê-la pegando em um lápis de cor, caneta ou algo do tipo, pois saem os riscos e rabiscos cheios de imaginação e criatividade. Ah! E pode perguntar que desenho é, que sempre há a resposta...tem animalzinho, pessoas e várias coisas, uma graça! rsrs

Ainda que as fases cheguem para nos apresentar mais habilidades de nossos pequenos, é necessário estar preparado para as novidades que possam surgir. Sabem aquela fase que a criança começa a se mostrar um verdadeiro artista e vai além dos papéis e começa a riscar as paredes, móveis, etc.? Pois é! Por aqui, Milena já havia passado da mesma faz um tempinho e, após váriasss conversas orientando sobre o papel e suas utilidades, ela aprendeu que desenho tem que ser nos papéis. Mas estes dias, ela resolveu mostrar seus dotes artísticos e se empolgou, riscando a parede da sala com pincel azul para quadro branco e um armário com giz de cera (a arte da sala logo apaguei já que era pincel e as demais na frente do armário, acabei apagando antes de tirar foto, mas ainda há esta parte com a obra de arte (figura acima)). 

Sei que há pais que permitem que os filhos desenhem em paredes, alguns até disponibilizam uma parede da casa para que a criança use tal espaço quando quiser desenhar, afinal “é só fase” e depois, a parede pode ser pintada ou até mesmo, lavada (esta última é uma ótima opção, pois pode ser que pintar as paredes, não esteja na lista de prioridades das finanças da casa no momento rsrs).
Eu, particularmente, não sou favorável em permitir riscos e rabiscos nas paredes, objetos ou móveis, pois acredito que, por aqui, temos que orientá-la onde ela pode pintar e mostrar suas habilidades na arte, pois fico imaginando se permito as pinturas nas paredes daqui, há a probabilidade que ela possa fazer o mesmo nas paredes ou móveis alheios. 

Independente da opinião, é interessante orientar onde a criança pode dar um de artista e favorecer os momentos para desenvolver a criatividade. Afinal, quem foi que disse que é fácil a arte de educar? =)

E vocês, mamães? Já vivenciaram esta fase dos pequenos artistas? Ou quando vivenciarem, permitirão o uso das paredes? Como lidaram e/ou lidarão?
Abraços,

Larissa Andrade.

13 comentários:

  1. Dan ainda não está nessa fase...não sei como vou reagir aos riscos e rabiscos nas paredes. Mas, acredito que eu vá preferir orientá-lo a fazer no papel também.

    ResponderExcluir
  2. Oi Myriam,
    Por aqui tbm prefiro orientá-la que no papel é que ela pode desenhar o que quiser, mas de vez em quando não é fácil, por isso, saíram essas obras de arte rsrsr
    Bjos!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Lari, adorei o post! Concordo, temos que orientar quanto ao local adequado para a o desenvolvimento das artes! rs Elas precisam de um espaço para se desenvolver e temos que estimular no lugar certo, é claro!
    Obrigada pela sua presença lá no MR sempre, principalmente seu comentário no meu post: "O papel da escola". Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá Juliana/ MR,
    Também agradeço sua participação aqui, apareça sempre!
    bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. oi menina olah eu aqui conhecendo seu blog! rs olha ja passei por essa fase, e confesso que detestava, minhas paredes não são laváveis, tive que pintar tudo (juntei o útil ao agradável) graças que ja passou e não faz mais isso!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Alê!
    Obrigada por ter vindo conhecer o meu blog!
    Que bom que por aí essa fase já passou hein...
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Larissa, você está certíssima, certíssima. Criança pede limites e, se a gente não dá, eles buscam no mundo depois. Ainda bem que nós somos mãezonas ligadas.
    beijo, bons desenhos por aí.

    ResponderExcluir
  8. Por aqui ainda não Larissa, mas acho que não demora. Mas concordo com você, criança precisa de limites. Eu não quero minha casa toda rabiscada, sinceramente, rs.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Larissa,

    Também não gosto de parede riscada, sempre oriento as meninas, mas as vezes ter 3 pequenos artistas da mesma idade, causa uma cegueira momentânea e quando vou ver tem uma parede riscada, isso porque compro papel oficio/cartolina/lousa mágica etc.


    tri-beijos
    Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Lari, aqui eu tem 2 artistas, digno de Picasso! KKK

    Temos um quartinho de brinquedos onde fazemos as tarefas e brincadeiras e mesmo a gente estando em cima, avisando que nao pode riscar, na primeira escapada eles riscam. No início eu ficava me ga brava, agora eu relaxei um pouco, pois eles só riscam lá, eu meio que "liberei" a área para que eles fizessem suas artes.... heheheh

    Mas no restante da casa é proibido e eles nem tentam riscar. Talvez ano que vem eu pinte o quarto de outra cor e eles finalmente entendam que lugar pra riscar é no papel... =)

    Bjs,

    Ju

    ResponderExcluir
  11. Oi Júlia,
    kkkkk adorei o "Digno de Picasso" rsrs
    Por aqui era/ é assim tb, basta um descuido e ela vai e mostra suas habilidades artísticas. Quando ela iniciou com essa fase, confesso que tbm ficava meio assim e menos chateada quando era em algo que pudesse sair com lavagem.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  12. Larissa, já ouviu falar da canetinha "Risca e Sai" (eu vi na Ri Happy pra vender). Ela é maravilhosa pra criança usar no banho - sai só com uma esponja. Super indico!

    Aqui ó - http://www.rihappy.com.br/risca-e-sai-colecao-banho-feliz-dtc-100002877/p

    PS: E o melhor, é baratinha!! :P


    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Trícia,
    Muito obrigada pela dica da canetinha...ainda não tinha visto. Até me pergunto, pq eu não descobri uma dessas antes? Assim, Milena poderia explorar mais suas obras de artes em qualquer lugar. Super válida e bem baratinha mesmo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...