Como o comportamento dos pais interfere nos filhos


Imagem daqui
Alguns comportamentos repentinos que surgem na criança, tendemos a afirmar que “é só uma fase” e, não que não seja, mas há algumas coisas que, simplesmente, são reflexos do nosso cotidiano e atitudes que temos em casa, na frente dos pequenos.  

Já fiz este post aqui que tem relação com este texto. Nele, eu me refiro a pequenos hábitos do dia a dia que podem influenciar positivamente no que queremos para nossos filhos. Afinal, as crianças aprendem pelo que ensinamos verbalmente a elas, mas aprendem mais ainda, com o que elas nos veem fazendo. Somos espelhos para nossos filhos.

Educar não é tarefa fácil, muitas vezes o nosso cansaço, a correria que vivemos pode se sobressair e acabamos não dando a devida atenção aos nossos filhos. É difícil conciliar rotina do dia a dia com a educação a eles, mas claro, não é impossível. Tem que haver dedicação e reciprocidade, principalmente, do casal...e, o principal, encontrar um equilíbrio.

Acredito que na minha ou na sua casa, é notável quando a criança age de alguma maneira que faz com que a gente pense “tem algo aí, não é assim”. Na maioria das vezes, é assim que nós, pais, estamos agindo. É apenas reflexo.

No livro “Quem Ama Educa”, do memorável Içami Tiba, há uma parte, em um dos capítulos (ainda que esteja se referindo a outra questão), que transmite o que quero passar aqui e diz o seguinte: “Se a expressão do filho mudou de repente, isso significa que você fez algo que o atingiu, embora essa talvez não fosse sua intenção”.

Essa frase, quando se refere ao “embora não fosse sua intenção”, nos alivia de uma possível culpa que está relacionada quando pensamos no porquê estamos agindo dessa ou de outra maneira na frente de nossos filhos e, muitas vezes, neles “descontamos”, seja através de um “não” mais fervoroso ou seja até mesmo da falta de oferecer atenção e dedicar mais tempo presente com eles. Dependendo da intensidade, muitas vezes, nem nos damos conta, nem percebemos, afinal, pai e mãe querem sempre o melhor e tem o verdadeiro amor incondicional.

Em muitas situações, já repararam que a gente até afirma que é a criança que está com determinado problema/comportamento estranho e foca-se nisso, mas o que poderia também ser avaliado é o comportamento dos pais.
No entanto, quando o nosso coração nos mostra e nos faz sentir que algo precisa de atenção e dedicação e que isso se chama filhos e o comportamento apresentado por eles confirma tudo isso, é hora de tentar mudar essa situação.

* Antes de exigirmos um comportamento adequado da criança, precisamos ver como estamos transmitindo ensinamentos a ela, não somente pela nossa fala, mas pelas nossas ações no dia a dia.

* Pode ser um momento de desacelerar na correria do cotidiano, porém, nem sempre é possível, né? Muitas vezes, a demanda está grande no trabalho, os prazos estão curtos e muitos projetos para serem entregues...e, ao chegar em casa, a vontade é de se jogar nem que seja no sofá e não fazer nada, quem nunca? rsrs.... Nesse caso, conversar com o companheiro (a) para equilibrar as tarefas da casa e, mesmo com cansaço, dedicar um tempinho com a criança é essencial.

* Organizar a rotina (independente se trabalha fora ou não) facilita muito nas tarefas diárias. Isso é algo que sempre conversamos por aqui, pois há sempre algo a mudar pra favorecer para todos os lados. Nem sempre é possível, mas flexibilizar certas coisas do cotidiano, tende contribuir para o bem estar da família. Este é um ponto de prioridade por aqui, pois algumas coisas estão precisando ser organizadas e com nova rotina.

Há ainda fases que vivemos que não são tão fáceis e, diante de algumas situações, podemos até não saber como lidar e isso pode interferir em diversos âmbitos de nossas vidas, inclusive no nosso trato com os próprios filhos e eles não tem culpa de nossos problemas. Assim, buscar ajuda com algum profissional pode ser uma opção para ver as coisas sob uma nova perspectiva.

Por aqui, temos observado bastante o comportamento de Milena e o nosso. Há muito o que desenvolver, primeiramente, em nós para transmitir mais leveza e favorecer uma criação saudável e tantas outras coisas.


E por aí, já notaram algum comportamento da criança que foi reflexo do que vocês apenas fizeram na frente dela? 
Abraços,
Larissa Andrade.

9 comentários:

  1. Ultimamente passei aperreio com o Dan por conta da chegada do Noah...foi um período muito dificil em que eu estava muito impacinete e isso se refletiu no comportamento do Dan! Depois que consegui me acalmar e compreender mais o que se passava com o Dan, as coisas foram voltando ao normal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como reflete o nosso comportamento neles, né?! Quando a gente dá um tempo e para pra refletir é que vemos como estamos agindo. Mas que bom que já conseguistes equilibrar por aí.
      Bjos pra vcs!
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. Oi Lari, tudo bem.
    Com certeza, isso que vc falou na verdade é a chave do sucesso. Se a gente observar nosso cotidiano, onde precisamos desacelerar, nos dedicar mais ou menos, divisão de tarefas, novos acontecimentos, enfim, quando observamos sabemos como agir, e ai não atingimos tão negativamente na vida dos nossos pequenos...
    Acredito que tudo que eles façam, são reflexos das nossas atitudes, exemplos, comportamento...
    Precisamos estar sempre alerta, aprender com os filhos, aprender a observar e ver as necessidades deles...
    As crianças não pediram para nascer, então precisamo sim, dar uma atenção exclusiva a eles, em algum momento do dia... Nem todos os dias são bons e maravilhosos, porque a vida não é como as propagandas de margarina, mas cuidar e se dedicar a família é fundamental para a saúde física e mental de todos...
    Amei seu post, excelente reflexão.
    Bjs
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      Obrigada pelo carinho!
      Concordo com vc quanto ao nosso cotidiano, pois é claro que há dias muito bons, outros, nem tanto. Mas se estivermos atentos aos nossos comportamentos de pais, dá pra evitar muita 'culpa" em cima da criança, achando que é fase ou algo do tipo que ela apresente.
      Bjoss,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. Tuuuudo minha filha imita, até o jeito de falar, e as palavras, ela observa muito as coisas, as vezes em demasia ! Adorei seu blog segue o meu :)
    http://barrigudasepancudos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Obrigada! Seja bem-vinda!
      Somos espelho pros nossos filhos e as nossas ações sempre irão refletir. O jeito é ficarmos de olho em nós mesmas, né?! rsrsrs
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. Verdade educar não é tarefa fácil,
    e sim o comportamento dos pequenos
    são influenciados por nós.

    Linda Tarde!!
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Educar é um desafio muito grande a nós, pais. Estamos juntas nessa, hein?! rsrs
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  5. Adoravel o seu post!!!!! Realmente maravilhosa esta matéria!!!! http://www.amormae.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...