Receio da prematuridade


 Milena, nossa flor, no dia que ela recebeu alta. O lindo sorriso mostrava o quanto, até ela, estava feliz naquele dia.
Se há algo que mudou a minha vida foi a experiência da maternidade, o que acredito que também muda pra maioria das mulheres, senão todas que já são mães, isso é algo comum. Muda mesmo, pra valer! A primeira mudança vem em nós mesmas, tanto nos aspectos psíquicos e físicos e, isso se estende a todas, sem exceção.

Dentre as vivências que a maternidade me trouxe, posso dizer que a prematuridade foi a mais inusitada de todas. Já comentei aqui (várias vezes rsrs) que até esperava parto prematuro por ser gestação gemelar, mas não esperava tanto. Não foi um momento fácil, pois se vive com um milhão de sentimentos: por um lado o nascimento de minhas filhas, mas por outro, a dúvida, preocupação, fé, risco e muito, mas muito aprendizado. E que aprendizados! Dar valor às gramas que o bebê ganha, isso eu não tinha ideia. Na realidade, aprendemos sobre um universo de prematuros que, até então, ouvíamos apenas falar.

Um dia desses li um texto que falava que mães de prematuros são especiais, são escolhidas. E, claro, como algo que acontece, se adquire mais fé e força. O afeto e os cuidados essenciais do nosso bebê quando é prematuro, aumentam, pois isso é o que contribui para a sua evolução e esses sentimentos se fortalecem porque queremos que o bebê fique bem e saudável tão logo para ir o quanto antes para casa.

Bom, mas indo mais ao ponto: com o desejo e planejamento para uma segunda gravidez por aqui, confesso, há um receio da prematuridade e ter que revivê-la mais uma vez. Ainda que seja uma fase já vivida, há aquela dúvida se ocorrerá novamente, se seremos “pais de UTI Neonatal” de segunda viagem, se ao invés de levarmos o bebê logo para casa, faremos visitas à maternidade todos os dias. Enfim, fica aquela pergunta: será que estamos preparados mais uma vez? Sei que a própria vida e diversos fatores se encarregam de nos preparar, mas, claro, queremos sempre o melhor para nossos filhos, desde uma gravidez saudável até....até para sempre.

Sei que o fato de ter sido gravidez de gêmeos pode ter sido o fator que contribuiu para o nascimento tão prematuro, mas será que há chances de ser gemelar novamente?  Ainda que nenhuma gravidez seja igual a anterior, fica aquela sensação de querer vivenciar uma gravidez saudável (igual e até onde foi a minha primeira), mas querer vivenciá-la até, pelo menos, o final de uma gestação normal, o desejo é maior ainda.

O que nos conforta é saber que, cada vez mais, as maternidades estão investindo em equipamentos que assegurem e permitam mais qualidade de vida aos bebês prematuros, aumentando assim, casos de sucessos, assim como o nosso e de tantos outros pais que estão vivendo e/ou já viveram a mesma situação.  

De novo? Só tentando, não é?! rsrsrs
Abraços,
Larissa Andrade.

16 comentários:

  1. Entendo perfeitamente seu receio, Larissa!!!!
    Quando penso em outra gravidez também fico pensando se aguentaria toda essa sobrecarga de emoções que uma UTI neo nos faz vivenciar!!!!
    Meu marido então, nem pensa mais na possibilidade!!!!
    Mas se Deus quiser vc não passará por essa experiência novamente, uma só tá de bom tamanho né?!
    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      É bem isso mesmo, "uma sobrecarga de emoções". Até me questiono como conseguimos suportar toda aquela fase, pois no nosso caso, que são bem parecidos, foi um momento de ganhos e perdas. Mas a fé e o querer tão bem do nosso bebê transparece e fala mais alto.
      Uma vez já está mesmo de bom tamanho. Obrigada pela força!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. Dan não foi tão prematuro quanto a Milena, mas, ainda assim passamos uns aperreios...entendo seu receio e penso o mesmo! Mas, como não está nas nossas mãos, fé!! Tudo vai dar certo! Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myriam,
      Quem é mãe de prematuro sabe como é, fica aquele receio de viver novamente algo parecido, pois não nos preparamos previamente caso isso ocorra, afinal ninguém quer vivenciar essa experiência.
      Fé e fé, mesmo! Obrigada pela força!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. amiga é complicado sim
    mais sabe acredito também que
    ser mãe de prematuro
    seja muito especial
    por todo o cuidado e acho que aproxima ainda mais
    e graças a Deus por todos esses equipamentos
    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      Também acredito que aproxima mesmo, ainda há o método canguru que é uma ótima oportunidade para que a mãe ou o pai possam dar mais colo, sentir mais o bebê e vice-versa...o que só aumenta o vínculo nessa fase de UTI Neo.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. ai eu tenho medo de prematuridade mais acredito que as mamães que passam por isso são bem mais fortes e preparadas para lidar com qualquer outra situação.Sem contar que a relação com o filho cresce ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luh,
      A gente cria uma força que nem sei de onde vem....acredito que do amor pelo ser gerado. Vai dar certo pra você!
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  5. o importante é que vc é uma excelente mae e está fazendo o seu melhor, a cada dia Deus vai fortalecendo e dá batalhas apenas que somos capazes de passar.

    bjs
    www.umamenina.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Brena,
      Obrigada pelo carinho! Isso nos traz a certeza que somos fortalecidos com tantas situações que vivenciamos na vida.
      Seja bem-vinda!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  6. Que lindo seu texto =)
    Ser mãe certamente já traz mudanças, acredito que a prematuridade deve te deixar mais forte e ao mesmo tempo mais confiante em Deus, não é mesmo?

    Ah!! Vou te seguir, amei seu cantinho!
    Beijos!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy,
      Obrigada por ter gostado do texto e do blog, seja bem-vinda!
      Certamente, a prematuridade, nos deixa mais confiante e com uma força que nos surpreende.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  7. Amiga, imagino que num deve ser fácil passar por isso!! Mais pra saber só tentando né, e confiando em Deus!!

    Beijos,ótima semana!!

    Ludmyla – A Espera do Meu Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmyla,
      Não é fácil, mesmo! Afinal, não nos preparamos para situações assim, mas temos que nos adaptar frente a elas. O próximo passo, é tentar rsrsrs
      Obrigada pelo apoio!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  8. Não sei porque mas eu nunca tive esse receio. Meus medos e ansiedades eram outros, mas eram muitos. Acho perfeitamente normal, pois nessa fase os hormonios estão a mil!

    Amiga passando para visitar seu espaço. Convido você a visitar o meu! Se passar por la deixe um comentário para que eu possa voltar e retribuir =)

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane,
      Que bom que esse receio não fez parte de sua gestação! Da minha fez, pois era gravidez gemelar e, por mais que esteja tudo indo bem e saudável, é considerada uma gravidez de risco. Conheci o universo da prematuridade após ter vivido essa experiência que até então eu só ouvia falar e não tinha ideia como você e, te falo, o quanto eu enriqueci meu ser com mais sabedoria e força.
      Geralmente, só quem tem o receio é porque viveu situação de prematuridade extrema (meu caso) ou quando se tem alguém bem próximo. Não é fácil, viu? Mas quando não se vive tal experiência, o colocar-se no lugar do outro é lindo de se ver...
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...