Papai, faz meu leitinho!


Nesse dia dos papais, tomei a liberdade de escrever algo sobre paternidade. Atualmente,  tenho co-participação com Larissa em praticamente tudo que se refere à Milena. Tudo! Só não fiz amamentar, mas as demais tarefas... tanto a parte operacional (trocar a fralda, dar banho, vestir, dar comida, lanche, remédios, etc.) quanto a parte estratégica (fazer atividades  da escola, educar, orientar pra vida).  Eu, particularmente (por questões machistas, admito!),  acreditava que a parte operacional não deveria caber ao pai – e algumas delas, nem até mesmo, à mãe. Na verdade, a parte operacional (mais cansativa), deve mesmo é ser terceirizada (leia-se babá!). Os pais deveriam apenas focar na parte estratégica (e também na parte legal, como levar pra passear, brincar...). No entanto, isso depende das escolhas e da dinâmica de cada família. Então por isso, aqui estou, totalmente envolvido com a criação e educação de nossa filha.
Portanto, podem me perguntar qualquer coisa... idade,  peso, remédio que está tomando no momento, rendimento escolar, próxima consulta com pediatra (estas, inclusive, nunca faltei nenhuma) ... que vou ter a resposta na ponta da língua. Às vezes, sinto também, que estou bem envolvido e em sintonia com a maternidade de Larissa.  
Sei que, infelizmente, há pais ausentes. No meu caso, me dedico para estar sempre presente. A parte bacana dessa “presença”, é que os filhos ficam muito apegados ao pai. Desde quando ela era bebezinha, criamos, além da rotina dela, a nossa! Fizemos isto para contribuirmos um com o outro, ajudando no que for necessário (tanto na parte operacional como na estratégica). Até hoje, em determinado horário, quando estou em casa, é a mim que ela pede pra fazer o leitinho dela.  Sei que em tudo isso há a contribuição e sabedoria de Larissa para que eu seja assim e para que a paternidade e maternidade por aqui, andem sempre juntas. Alguns afazeres “teoricamente” mais maternos, a Milena também conta comigo. Até me acostumei.
A parte ruim disso tudo? Bom, pra criança acho que não tem nenhuma. Pro pai fica o cansaço. Envolver-me tanto assim na criação da minha filha, tem me feito pensar duas vezes em ter outro filho, pois a parte operacional não é brincadeira, portanto, estamos planejando com mais cautela sobre quando chegar esse momento. O homem por não ter o esse lado “materno” aflorado, por não ter tanta habilidade, se envolver tanto assim, às vezes nos deixa sem paciência para fazer certas coisas que a mãe tira de letra.
Realmente, imagino que ser mãe não é fácil. Bom, mas como hoje é o dia dos pais, vou puxar a “sardinha” pro nosso lado. Ser pai também não é para qualquer um. Temos a responsabilidade entre outras coisas, a de dar bons exemplos,  sustentar e manter a família unida.
Amor paterno: ... também é Amor Incondicional, Amor Verdadeiro e Amor eterno!!.


Desejo então a todos, um Feliz Dia dos Pais
 Papai de Milena.

13 comentários:

  1. Muito bom! Não é fácil mesmo. Ainda mais quando os pais não foram criados para essas tarefas. Hoje muita coisa está mudando nas relações familiares e isso pode ser cansativo para o pai, mas é gratificante para a mãe e principalmente para os filhos. Se soubermos mostrar aos nossos filhos que é assim que se constrói uma família colaborativa eles nem cansados ficarão. Vão tirar de letra. Parabéns pela sinceridade. Um grande abraço pra essa família bacana. Gisa Hangai

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisa!
    É verdade, as relações familiares estão mudando, mas penso que, na maioria das vezes, tem o dedo da mãe, dando aquele toque materno (modéstia parte rsrsrs), orientando ao pai de que maneira ele pode contribuir na criação dos filhos e, como vc citou, tornar assim, uma família colaborativa.
    Penso que isso pode ser uma referência muito positiva para Milena que, conforme ela for crescendo, perceberá o quanto o seu papai é participativo.

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Pai da Milena adorei seu relato, realmente as atividades operacionais com vc diz, também nos deixam cansadas por isso precisamos tanto da ajuda de vocês e que bom que vc ajuda e que bom que vc divide, que continue assim. Tenho certeza que sua esposa e filha agradeceram e muito :)

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que lindo relato de pai, hein, Larissa!!! Eu super concordo que quando os pais se envolvem, a "carga" não fica tão pesada! Infelizmente, nem todos pensam assim e acabam deixando só para as mães todas as tarefas. Eu fui envolvendo cada vez mais o meu marido ao longo desses quase 3 anos. E hoje eu posso dizer que tenho um super companheiro. Isso fez toda a diferença em nossa relação e na relação dele com o Daniel.
    Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Desirée,
    Por aqui, dá para dizer que tanto eu, como mãe e o pai, sabemos o que acontecem com Milena, pois temos essa reciprocidade na ajuda e cuidados com ela...Isso envolve, como ele colocou no texto, tanto a parte operacional (que todas nós, mães sabemos) como a parte mais estratégica que está relacionada com as atitudes e educação.
    Pelo seu blog, dá para notar que o trio também tem um paizão que se envolve e participa também nesses quesitos, parabéns!

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Myriam,
    Obrigada por apreciar o texto! Pois é, a ajuda de pai é sempre necessária, mas nem sempre está presente em algumas famílias. E a parte mais operacional é cansativa mesmo, por isso, tantas mães sobrecarregadas.
    Que bom que vc conseguiu envolver o papai do Dan em tudo, acredito que só fortalece a relação do casal e entre pai e filho...
    É bonito quando os pais estão envolvidos e sabem dos principais detalhes das fases da criança.

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Que bela participação! Fico muito feliz quando vejo pais assim, que participam, que também amam!

    ResponderExcluir
  8. Oi Andreia!
    Obrigada pelo prestígio! Também fico muito feliz e seria tão bom se tivéssemos sempre pais participativos. Parabéns também pelo pai do Pititico.

    Beijos,
    Larissa Andrade

    ResponderExcluir
  9. Papai que participa é tudo de bom né? Não consigo imaginar a vida sem a ajuda e a presença dele!!!

    Flor, tem selinhos para vc la no blog!
    beijinhos!!

    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  10. É muito bom vermos, a cada dia, mais e mais pais que se envolvem no cuidado com as crianças. Melhor ainda quando eles descobrem como é bom ouvir "faz meu leitinho?" Isso é construir um futuro mais amoroso!
    Beijos,
    Marusia

    ResponderExcluir
  11. Oi Dani,
    Com certeza,é tudo! Somos duas, também não consigo me imaginar se não tivesse a participação e envolvimento dele...affeee!!!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marusia,
    Realmente é muito bom ver pais mais envolvidos nos cuidados dos filhos, inclusive nas tarefas mais operacionais e, com certeza, isso só trará benefícios para a família...melhor para todos!
    Beijos,

    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, que paizão a Milena tem... Graças a Deus o Gunther também me ajuda muito com nossa princesa. Parabéns amei!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...