Solidariedade entre crianças



Imagem retirada da Internet
Se tem algo que acho lindo é a inocência de uma criança, seu jeitinho, sua maneira de construir ideias, sua maneira de brincar, seu jeito de falar e tantas outras coisas, como também, a solidariedade entre crianças. 

Um desses dias,  presenciei uma simples cena que um garotinho, da mesma escolinha de minha filha, na hora da saída, estava chorando, pois seus pais ainda não haviam chegado para lhe buscar e seus coleguinhas de turma, por volta de 04 a 05 anos, estavam ao seu redor, compartilhando aquele momento, como se o consolassem...uns olhavam, outros ficavam perguntando o motivo que ele estava chorando, deram até água para ele tomar e, um deles, ao ver uma mãe chegando na escola, pegou no braço dela e falou: “vem tia, que o “coleguinha”...e ela, ao entender a situação, logo respondeu carinhosamente que não era a mãe dele, mas apontou o pai dele que já havia chegado para buscá-lo.

Ao lado dele, estiveram até que parasse de chorar e, logo, ficou animado e voltou a brincar com os coleguinhas dele antes dele ir embora. 

É claro que criança é curiosa mesmo, vê outra chorando, fica olhando, quer saber o motivo... mas o que quero dizer é que da maneira deles, eles estavam ali “consolando” o coleguinha. É bem provável que se assim são na infância, poderão tornar-se adultos prestativos, companheiros e que se importam com o bem-estar do outro. A família é a principal provedora deste ensinamento. Cabe a nós, pais e/ou cuidadores, estarmos reforçando para que a criança aprenda o que a ela e ao outro fará bem e os resultados serão vistos ainda na infância e, claro, na vida adulta. 

Obs.: O garotinho que estava chorando já estuda na escolinha um pouco mais tempo que minha filha. Ainda que estivesse chorando, seus pais não estavam atrasados para buscá-lo. É apenas um bom menino que, assim como ela, não entende e não curte a rotatividade de “tias” por lá. Escutei do pai dele que, com a troca da professora, ele não quer ir à escola e nem está tão participativo (como era), inclusive, na hora de fazer as atividades em casa. Ele já estava acostumado com o ambiente e gostava muito de lá... 

Abraços, 

Larissa Andrade.

8 comentários:

  1. Olá Larissa passei para agradecer sua visita no Recanto das mamães e encontrei esse lindo texto.
    Quem trabalha em escola vê muitos pequenos exemplos de gentileza e carinho entre as crianças. Acredito que são as mais sinceras. Crianças brigam e daqui a pouco esquecem.
    Os adultos deveriam voltar a ter os sentimentos infantis. Você não acha?
    Beijocas em nome da equipe Recanto

    ResponderExcluir
  2. Olá Cris!
    As crianças são realmente autênticas e cheias de exemplos pra nós, adultos...poderíamos até ter um mundo melhor e com mais amor se esses sentimentos infantis permanecessem em nossos corações!
    Agradeço a retribuição!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Oi minha querida, já presenciei várias cenas de solidariedade entre as crianças lá na escola e elas são solidárias mesmo.

    Grande beijo e obg pelo carinho no post "Organizando brinquedos".

    Genis / Mamães em Rede

    *E não esqueça do convite que fiz pra vc participar do ParticipaMãe!! rsrs

    ResponderExcluir
  4. É uma cena linda de ver e acredito que essa solidariedade seja reflexo do amor que recebe em casa. Às vezes quando vejo crianças muito bravas e que até chegam à perversidades com crianças menores, penso que algo de errado deve estar acontecendo em casa. Criança é sempre reflexo do que recebe.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Genis!
    Creio que deve ser gratificante para quem trabalha em escola e vê cenas como essa...tão pequeninos, mas já mostram-se prestativos e solidários.
    Não esqueci do convite...assim que der estarei participando!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Myriam,
    Também concordo que atitudes assim e tantas outras mais, são reflexos do que presenciam em casa...a criança simplesmente reproduz comportamentos. É lindo mesmo de se ver!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Oi querida que lindinhos né. Já vi isso com o próprio Davi, uma vez fui deixá-lo no colégio e ele começou a chorar, veio um amiguinho e disse " Não chora nenem, pega meu ursinho" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Nessa nova escolinha que ele está já teve dias de amiguinho ir pegá-lo pela mãozinha pra ele não entrar sozinho no colégio, um amor.

    Bjussssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacke,
    São lindos e fofos mesmos. Acredito, que se eles apresentam esses gestos de solidariedade, é sinal que em casa eles vivenciam de tal forma e nos demais meios sociais, eles tendem a se comportar assim...e isto é muito bom mesmo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...