Mudanças de hábitos geram bons exemplos



Imagem retirada da Internet

Já perceberam que nós, mães, sempre estamos “testando” algo novo com nossos filhos? Parecemos até cientistas, criamos as hipóteses e ficamos estudando se dará certo e como vamos fazer...acredito que nos quesitos alimentação e educação são os que mais há “testes” feitos e se tivesse um ranking, estes dois estariam sempre nos primeiros lugares. Realidade de mães!

Bom, mas estes “testes”, tratam-se de mudanças de hábitos. 

É claro que, para o bem de nossas princesas e príncipes, estamos sempre buscando por melhorias, mas primeiramente devemos mudar em nós mesmas! Novidade? Acho que não! Mas se queremos ver nossos filhos aprendendo algo e agindo de determinada maneira, cabe a nós, sermos o exemplo. As crianças aprendem através do que falamos e orientamos a elas, mas creio que, principalmente, pelo que fazemos. É algo do tipo: como querer que seu filho coma o tão verdinho brócolis, se ele não vê, nós, pais, comendo?

Como fazer “cobranças indevidas” à criança, se não respeitamos o seu tempo? Ou se não estamos tendo o manejo necessário para tal, talvez, pela correria do cotidiano? Portanto, acompanhar qualquer processo é fundamental!

Qualquer mudança que queremos na vida é preciso, acima de tudo, querer esta mudança! Precisamos sempre estar avaliando a rotina da casa e os comportamentos que nela surgem e, assim, perceber o que está bom e deve permanecer e/ou ser aprimorado e o que precisa de mudança imediata (para o bem de todos rsrs). Esta avaliação estende-se a vários aspectos, seja na rotina de horários (prioridade por aqui), na alimentação, vestuário, atividade física, lazer, educação, casamento, carreira, dentre outras. Que tal listar as mudanças prioritárias? Sabe aquele balanço que fazemos quando termina um ano e inicia um novo? Pois é! Sempre é um bom momento para dar um ponta pé inicial e fazer melhorias. 

Parece simples, mas qualquer mudança gera impactos. No entanto, mudar hábitos já pode favorecer bons resultados de nossos “testes”, que por sinal, costumam ser corriqueiros na maioria das casas e, especialmente, com crianças. 

Para mudar é necessário foco, disciplina e comprometimento! 

* * Há tantas simples ações nossas que são bons exemplos para nossos filhos, portanto, se queremos que eles:

...Não joguem lixo no chão, devemos mostrar a eles que lugar de lixo é no lixo!

...Apreciem uma boa leitura em livros, tornemos essa prática comum para que eles nos tenham como exemplo!

...Não falem palavras ofensivas ou palavrões, devemos evitar pronunciá-las na frente deles!

...Sejam crianças amáveis e inteligentes, devemos amá-los e, acima de tudo, demonstrar sempre pra eles, ressaltando suas características e ações com afeto! 

...Respeitem aos outros, devemos sempre colocar em prática, respeito e bons hábitos...estes começam em casa! ...

Pequenas mudanças fazem grande diferença e melhoram a qualidade de vida da família e, claro, contribuem para o desenvolvimento saudável dos nossos filhos. Eu, por exemplo, estou buscando ser sempre mais flexível, pois estava me cobrando muito se em um dia eu não conseguisse fazer tudo que eu tivesse planejado. 

Estabelecer prioridades é necessário sempre e bons costumes devem estar sempre presentes em nosso lar...nossos filhos irão demonstrar isto através de suas ações no futuro.  

E por aí, estão em algum processo de mudança?
Abraços, 

Larissa Andrade.

17 comentários:

  1. Larissa, que legal seu texto! Também acho que nada adianta exigir certo comportamento de nossos filhos se nós mesmos não somos exemplo. Somos os espelhos deles sempre. E claro que irão imitar as coisas boas e as ruins, infelizmente. Como sempre fomos muito régido com alimentação, Daniel, por exemplo, nunca provou um refrigerante e espero que assim permaneça. Ele sempre nos viu comer verduras, frutas e legumes com tanta naturalidade, que ele adora. Não tenho qualquer trabalho para fazê-lo comer essas coisas. De vez em quando faço um bolo e pra ele já mais que suficiente. E nossos cuidados com as palavras que usamos e o tom com que falamos dentro de casa também ficaram redobrados. Pois agora tudo o que ele ouve, reproduz...aí já viu, né?! Enfim, educar é um trabalhão, mas vale à pena! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Larissa, já me mudei tantas vezes depois que me tornei mãe, tudo para ser uma mãe melhor, acabei me tornando uma pessoa melhor :).

    Realmente vc está certa o certo é tudo, pois nossos filhos nos copiam para o certo e para errado.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Myriam,
    De fato, temos que ser os melhores exemplos pra nossos filhos. Em casa é a base de tudo e se queremos sempre lhes proporcionar o melhor, como uma boa educação por exemplo, temos que demonstrar através de nossos bons e adequados comportamentos!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée,
    Acredito que este poder de mudança e de transformação, a própria maternidade nos proporciona. Queremos tanto o bem de nossos filhos, que por eles, mudamos...e tenho certeza que é para melhor!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Larissa, sou aquela que vive mudando. Rotina para muitas coisas, mas mudanças dentro da rotina. Mudo alimentação, forma de dormir, forma de estudar, coisas de lugar, jeito de falar, horário pra jogar... Só não muda é vontade de acertar!!! Essa coisa de experimentar e poder mudar é uma das melhores coisas da maternidade. Se você pode fazer diferente, vamos lá! Adorei o texto. Beijos, Gisa Hangai

    ResponderExcluir
  6. Oi Gisa!
    Também gosto de mudar algumas coisas, parece que dá uma renovada em tudo na vida!
    Estou em busca desta mudança, pois como vc citou...trata-se também de uma vontade de acertar!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Eles nos vêem como espelhos , vejo o Nino nos imitando em tudo. Então acho que bons exemplos são imprescindíveis! É necessário mudar e repensar sempre a nossa vida, e melhorar por eles e por nós! Bjo grandeeee

    ResponderExcluir
  8. Oi Laiz,
    São imprescindíveis mesmo! E sempre vale a pena mudar...ainda mais uma mudança saudável que irá favorecer a si e aos que estão próximos!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Olá querida! Mudanças são necessárias para o nosso crescimento e desenvolvimento como mulheres e mães. Mas quando o assunto são os nossos filhos, concordo quando diz que as mudanças causam impactos. Positivos ou negativos. Cabe a nós, mães, termos sensibilidade para promover essas mudanças de forma natural e equilibrada porque elas são diárias e constantes... bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  10. Olá!! Acabei de conhecer o blog e adorei!!! Parabéns pelo texto!!!!
    Beijos,
    Dani

    maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Camila!
    Pelos filhos, a vontade de mudar torna-se mais constante..e pequenas ações já dão nova cara na rotina e tudo em prol de mais qualidade de vida!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  12. Olá Dani!
    Seja sempre bem-vinda e apareça sempre!
    Obrigada!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Larissa,
    Eu sou assim, vivo mudando, sempre à procura de melhoras. Você tem toda a razão, precisamos ser exemplo para os nossos filhos. Adorei o texto, ótima reflexão.
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Lauri,
    Essas mudanças que promovemos ao redor, nada mais é, do que mudanças em nós mesmas, tipo uma renovação. Isto favorece muita coisa, inclusive a nossa qualidade de vida e no âmbito familiar...os filhos nos mostrarão no futuro através de suas ações. Somos o exemplo sempre!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  15. Ameiiiiiiii o seu texto, desde a gravidez venho mudando e testando hábitos para servir de exemplo ao Davi, alguns funcionaram e outros não. Por exemplo a alimentação, eu amo saladas e frutas e o Davi nem chega perto, mas eu não desisto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Mas acho que é tudo questão de exemplo e vivência, o meu filho vira e mexe apanha no colégio, ou empurram ele ou coisa assim e esses dias eu tava bem chateada com isso e minha mãe me respondeu " O Davi não sabe ser agressivo por que ele é criado com muito amor, com muito carinho, não fique chateada com isso". E acho que é bem verdade.

    Bjussssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi Jacke,
    O importante é não desistir mesmo. Por aqui também nem sempre o que queremos do nosso jeito, acontece. Mas conforme a criança vai amadurecendo/desenvolvendo, ela vai apresentando alguns bons comportamentos e preferências que nos deixam satisfeitos.
    E concordo com sua mãe, muito bonita a resposta dela.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  17. Verdade Lari, mudanãs de hábitos geram bons resltados, mas nem sempre é fácil... Mas nunca devemos desistir... Amei seu post, e como vc falou, nó somos o exemplo, com certeza...
    Aqui em casa estamos mudando o hábito de comer besteiras todos os dias, e vem dando resultados positivos... Não é fácil, mas devemos tentar... Sabe aquela mania de comer um chocolate depois das refeições... Então, estamos mudando para frutas ou coisas mais light, e tem dado resultado...
    Mudar não é fácil, mas tem que começar de cima para baixo, ou seja, primeior os pais e depois os filhos...
    Adorei o post.
    bjs
    Ju
    http://www.maesemfronteiras.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...