Registros de Infância


Registrar os momentos de nossos filhos, não tem preço! Na minha época, minha mãe fez e guarda até hoje, carinhosamente, vários álbuns de nossa infância...o que, por sinal, rende muito assunto entre família rsrs...mas o bacana é que ali tem fases, momentos, eventos, vida escolar, dentre outras. Bastava ter a máquina, comprar o filme e revelar ou contratar um fotógrafo e, assim, tínhamos fotos maiores e com qualidade profissional. 

Hoje, com o avanço da tecnologia, temos várias opções para registrar momentos, principalmente, tirar fotos e salvá-las diretamente no computador, celular, etc. Eu mesma costumo salvar as fotos de uma maneira que, pra mim, é organizada. Salvo por data e ainda especifico, às vezes, com local e evento. Estou tentando me disciplinar a fazer backups constantes, pois como eu havia postado aqui, estive na eminência de perder meus arquivos, inclusive minhas fotos, milhões dessas são de Milena. 

Para favorecer mais ainda, temos as mídias sociais como, por exemplo, o Facebook, o próprio blog e outras opções que nos permitem registrar momentos que marcam nossas vidas. É possível postar vídeos, fotos e mensagens e compartilhá-los com amigos próximos e virtuais, familiares, inclusive para quem tem parentes que moram em outras cidades ou países. 

Bom, mas mesmo com a modernidade, algo que me deixa um pouco “arcaica” é o registro das fases de Milena em um diário de bebê (ou o livro do bebê). Nele, estão escritos alguns acontecimentos como a escolha do nome, história de mamãe e papai, árvore genealógica, como nos preparamos na gravidez, quando engatinhou, primeiros passos, bateu palminhas, primeiro corte de cabelo, primeiras palavras e outros momentos de seu desenvolvimento. Conto também sobre a sua tão esperada chegada em casa. É possível inserir fotos reveladas para retratar melhor os momentos.

Tem opção azul para meninos

Este modelo de diário de Milena é um pouco detalhado e é possível atualizá-lo com informações até os 03 anos de idade (ou mais). No entanto, para quem quer detalhar mais, há outros modelos que contemplam atualizações sobre os acontecimentos e desenvolvimento da criança até os 05 anos de idade, como os que estão nas imagens abaixo:

Há outros modelos de Anne Geddes

 “Meus Primeiros Cinco Anos”, assim são chamados os livros de bebê de Anne Geddes, uma fotógrafa que trabalha especialmente com bebês e grávidas (é bem provável que vocês a conheçam pelo seu trabalho). Estes livros são bem detalhados e, para quem gosta de escrever e quer registrar dessa forma os marcos da vida do seu filho até os 05 anos de idade, é uma boa opção. Tem, ainda, o “Diário da Minha Gravidez”, da mesma profissional. 

Há vários modelos de livros de bebês, podendo ser encontrados em livrarias. Outra opção são os fotolivros que ficam bem criativos e fofos. É possível fazê-los através de lojas virtuais ou em lojas especializadas em fotos e produtos do segmento. Ainda não fiz, mas já comecei a seleção das fotos para fazê-lo, são tantas fotos bacanas que me deixa na indecisão rsrs. 

Quando pensei em escrever no livro para registrar o desenvolvimento de Milena, foi visando para que ela tivesse um pouquinho de sua história através de relatos e fotos em um lugar. Conforme ela for crescendo, pretendo ir contando a ela e compartilhar como era em sua infância, como foi se desenvolvendo e tudo que mais marcou para nossa família: sua chegada. 

É importante que nós, pais, compartilhemos com nossos filhos sobre sua história, pois assim crescerão sabendo mais de si, criarão sua identidade e mais ... fortalecerão os vínculos.
Abraços, 

Larissa Andrade.

16 comentários:

  1. Oi Larissa, registrar os momentos da infância não tem preço mesmo. Pena que a minha mãe não fez álbuns da minha infância. Tenho apenas algumas fotos soltas.
    Aqui eu também tento me policiar para manter os backups atualizados. Não consigo nem imaginar de perder todos os registros que tenho.
    Eu não fiz o álbum do bebê e me arrependo muito.
    Adorei o seu post.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Chris!
    O importante é que vc tem as fotos soltas, guarde-as com carinho. Já pensou em colocá-las em um álbum?
    Já que vc não fez o álbum do bebê, podes sempre compartilhar com suas filhas, as histórias de cada uma...elas vão amar!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Larissa, eu tenho o livro de bebê que fiz até 1 ano massss não atualizei mais...depois desse post até me deu vontade de revê-lo!! Hahahahahahahahahahaha
    A tecnologia me deixou preguiçosa...

    ResponderExcluir
  4. Oi Myriam,
    Ainda dá tempo de atualizar hahahaha...o da Milena, já escrevi muita coisa, mas preciso evoluir no quesito de revelar fotos e colar lá, ainda faltam algumas rsrsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Eu ganhei esse livro do bebê mas não tive paciência para atualiza-lo, mas adoro registrar o momentos das minhas princesas com fotos e tento fazer backup (regulamente).

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Larissa, bom dia!

    Sou suspeita, mas eu adoro registros, principalmente de fotos. Desde a adolescência me lembro de guardar cartões e outras lembranças dos amigos. Tenho 4 cadernos atas de cartões deles do ensino médio (na epoca segundo grau)

    Fotos? Nossa.. como eu tenho.
    Desde minhas de criança e adolescente até agora da minha família depois de casada.

    Registro tudo que é possivel e impossível...rs

    Acho muito legal e válido esses álbuns de bebês. Eu não fiz, nem sei pq, foi uma pena, mas acho lindo e gostoso para recordações.

    E olha, o back up é super importante. Achamos que tudo aqui é eterno. Mas as maquinas pifam vez ou outra ou também invade algum vírus e detona tudo, aí já era.

    Outra opção interessante é passar as fotos para um e-mail, como gmail, arquivá-las. É mais um banco de fotos para não corrermos risco de perdê-las.

    Larissa, vim prestigiar seu blog e agradecer pela participação no meu post no Mamães em Rede: "Pegando carona na nostalgia"

    Seja sempre bem-vinda!

    Beijos e bom fim de semana
    Teresinha Nolasco/Equipe MR e
    Bolhinhas de Sabão para Maria
    bolhinhasdesabaoparamaria.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Desirée,
    Os livros são detalhados e a tecnologia mesmo nos favorece...rsrs o que importa é que fotos são muitas e, por aí, é em triplo hein?! rsrssr
    beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  8. Oi Teresinha,
    Agradeço sua retribuição, apareça sempre por aqui!
    Bom...na minha adolescência eu costumava registrar o meu dia em diário...nossa, eu adorava! Lá tinha um pouco do meu mundo...rsrsrs
    Hoje, eu tb procuro registrar tudo, adoro fotos! É bom ter momentos registrados, serão futuros momentos em família para recordar...
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia quero convidá-la a participar de uma sorteio que está rolando no blog Educar - O primeiro passo. Para isso basta acessar o link abaixo e concorrer a uma música pernonalizada para quem vc ama.

    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/05/parceria-studio-personal-music.html

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Convido a vc para participar do sorteios e comentar sobre a parceria
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/2013/06/parceria-mimo-da-coruja_2.html

    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/05/parceria-studio-personal-music.html

    E que comente nesse link de uma parceria

    http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/06/parceria-planejamento-infantil.html

    Bju

    ResponderExcluir
  11. Oieeeeee adorei o post, O Davi tem mais fotos com 3 anos do que eu tenho em 27 anos kkkkkkkkk e adoro tirar fotos dele, e espero que quando ele for grande ele goste de rever tudo isso. beijossss

    ResponderExcluir
  12. Também acho super importante registrar a infância. Eu não tenho nada da minha acredita?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Olá Toninha,
    Obrigada pela presença aqui no blog e pelo convite para os sorteios. Logo logo, estarei participando!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  14. Oi Jacke,
    hahahahaha por aqui é a mesma coisa, Milena tem bem mais fotos do que eu tenho desde minha infância...kkkk
    Acredito que eles irão gostar sim de ver sua história através de fotos e nós, pais ficaremos super saudosos contanto e mostrando cada uma hehe!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  15. Oi Andreia,
    Mesmo que você não tenha da sua infância, mas tenho certeza que o Pititico já deve ter muitas e muitas fotos lindas hein?! rsrsrs Futuramente, ele vai adorar ver como ele era e o que gostava de fazer!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  16. Sabe "casa de ferreiro , espeto de pau"? É aqui!! Fotografo todos os dias crianças e bebes, e o Nino não tem um álbum decente! Acho super importante guardar sim, e preciso caprichar mais nos registros do pequeno! Quem sabe eu não me inspiro com esse post?? !!! Adorei! Bjo enorme

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...