Mães de Prematuros


Pezinho de Milena quando nasceu. Obs.: A foto não ficou bacana, está um pouco manchada.
 
Intubação. Incubadora. Oxigênio. Saturação. Intercorrências. Transfusão de Sangue. Mãe-Canguru. Visitas. Indefinição. Tempo. CPAP. Ordenha. Cantinho do Leite. Alegria. Choro. Tristeza. Sorrisos. Quadro Estável. 1ml, 2ml, 3ml..Ganho de Peso. Alta!

Estas palavras são apenas um resuminho das que mais escutamos durante o período de UTI Neonatal. No entanto, a mais esperada é última citada, a Alta!
Inesperadamente, o bebê nasce e, de repente, mudam os planos para a sua chegada. O bebê não vai logo para o colo de mamãe, vai direto para incubadoura porque precisa de cuidados especiais para se desenvolver como se ainda estivesse na vida intra-uterina. Consequentemente, também não vai logo para sua casa (dependendo de sua prematuridade). No nosso caso, foram 96 dias, equivalente aos mais duradouros 03 meses e 01 semana de UTI até o esperadíssimo dia da alta. Tem mais um pouquinho de nossa história neste post.
 
Visto que minha licença-maternidade foi desta forma, decidimos que retomaria a carreira em outro momento. Sou super a favor que em casos de, principalmente, prematuros extremos, a licença contasse a partir do dia da alta (mas estes assuntos serão cenas de um próximo capítulo). 

Com a prematuridade inesperada, muitas mamães (como no meu caso) acabam não tendo a sensação de experimentar a barriga de uma gestação que chega a 40 semanas ou pelo menos próximo, mas o que mais me conforta e me deixa feliz é que, ainda assim, tive uma gravidez saudável e curti cada momento. Sendo assim, algumas coisas que planejamos, como um book fotográfico, também não foi possível fazer, visto que o mesmo foi programado para um momento, mas não conseguimos chegar até lá. 

Ser mãe de prematuro nos faz ver um outro lado da maternidade, nos permite ver o filho lutando pela sobrevivência, um pequeno, desde cedo, vitorioso.  É preciso ter força e muita fé, o que não é fácil quando estamos ansiosos pelo o que mais queremos: levá-lo bem para casa. Até hoje, quando assisto alguma reportagem sobre bebês prematuros, me emociono bastante, pois me coloco no lugar destes pais, imaginando o que eles estão passando: um momento de emoção, expectativas, dúvidas e que, na maioria dos casos, permite um caso de sucesso, a felicidade de ver seu filho evoluindo e “renascendo” e chegando ao seu lar com toda a família em festa.

Por outro lado, ao perder nossa outra bebê (nossa gravidez era gemelar, o que pode ter favorecido o parto prematuro), a Mirela (que virou um anjinho), durante o período que estivemos na UTI Neonatal, presenciamos outros casos como o nosso, pais que perderam seus bebês, pois não resistiram à prematuridade ou, até mesmo, por alguma outra situação que os levaram para lá, chorávamos juntos.

Com o filho prematuro, os nossos pensamentos sobre cuidados com bebê, mudaram um pouco, pois quando Milena foi pra casa, procurávamos ter cuidados em dobro, zelando para que ela se desenvolvesse de uma maneira saudável. Às vezes, nos questionamos se ela não tivesse sido prematura, como será que iríamos agir? Como iríamos cuidar dela? Mas sei de uma coisa, o amor seria o mesmo!!

Pensamos em engravidar novamente, acredito que tão logo o momento chegará, mas confesso que dá um receio do parto prematuro, pois quem já o vivenciou, sabe como é e creio que tem a mesma sensação. É claro que não será impeditivo, pois o importante é ser almejado.

Desejo força para pais que estejam vivenciando a experiência da prematuridade com seus bebês. 

Abraços, 

Larissa Andrade.

8 comentários:

  1. Larissa, eu passei um aperreio com essa historia de UTI, apesar de que não chegou nem perto do seu...meu filho nasceu com problemas respiratórios e saiu da barriga direto pra incubadoura. Tinha 37 semanas. Mas, em menos de 48h já estava nos meus braços e com 72h recebemos alta e pudemos ir juntinhos pra casa. Não é nada fácil! Imagino como foi pra vc...a gente tira forças nem sei de onde. Mas, pense positivo!!! A próxima será maravilhosa e sem sustos! Acredite!! E se vc quiser um acampanhamento bem bacana na sua próxima gestação, entra www.betapositivo.com.br
    Acho que vc vai gostar!
    Beijão!! ;)

    ResponderExcluir
  2. nossa amiga imagino como deve ser uma situação muito dificil e angustiante! tenha fé em Deus que não passaras por mais nada parecido na sua proxima gravidez!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, vim agradecer pelo comentário no meu post lá no MR "OLHO NO OLHO".

    Beijinhos =)

    Carol Meoli / MR

    ResponderExcluir
  4. Oi Myriam,
    Não é nada fácil mesmo...afinal, o que queremos é levar logo o bebê para casa e, claro, saudável. Pode deixar, vou ter pensamento positivo!
    Obrigada pela dica do site, vou entrar sim!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê,
    É uma situação inesperada, mas que surge uma força nem sei de onde. Obrigada pela mensagem, tbm torço para que na próxima dê tudo certo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carol,
    Obrigada pela retribuição! Apareça!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Larissa as minhas meninas também tiveram uma estadia na uti (9 dias) mas nem de longe imagino seu sofrimento, pois esse dias internados pareciam uma eternidade, mas eu tive a felicidade de trazer minhas 3 princesas para casa.

    Amiga sua próxima gravidez será tudo de bom, vai dá tudo certo.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Desirée,
    Para que tem essa experiência..qualquer dia em UTI parece o tempo mais demorado a passar..parece mesmo uma eternidade. Que bom mesmo que suas três princesas foram logo pra casa.
    Obrigada pelo apoio na minha próxima gravidez, tbm torço que dê tudo certo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...