Mamãe, papai, eu quero!!


 
Imagem retirada da Internet

Não sei com vocês, mas por aqui, Milena já descobriu que tem que pedir para (possivelmente) ganhar algo...e como pede (rsrs)!!
As propagandas da TV são excelentes para incentivá-la, pois cada vez que passa algum brinquedo que ela quer, logo vem: Mamãe, papai, compra pra mim?! Eu quero esse aqui, por favor, por favor!”

Um dia desses, passou a propaganda do Pluto que tem comandos sonoros e vem acompanhado de um apito e ela prontamente: “mamãe, eu quero esse aqui, eu quero o apito do Pluto” (acho que se eu comprar um apito à parte, sai mais barato kkk).

Entre essa e outras, muitos pedidos foram feitos: A boneca Baby Alive (que segundo ela, é a Baby “Alaigue”), o Golias e praticamente todos os personagens do Meu Amigãozão, My Little Pony, Pica-Pau e alguns outros mais para aumentar a lista. 

E em lojas de brinquedos? Aí a variedade aumenta, mas sempre tem um que lhe chama mais atenção e logo vem o pedido. Estes dias, estávamos em uma e ela viu a Nessa (também do Meu Amigãozão) e de lá pra cá, de vez em quando estamos escutando: “mamãe, papai, eu quero comprar a Nessa”, “Vamos comprar um dinheiro pra levar a Nessa?”.

Tem vezes que é até engraçado, pois quando ela pede, diz: “Mamãe, eu quero só um!”. (ainda bem hein?! rsrs)

Se nós compramos? Todos não dá ($$$$$$), a conta bancária não acompanha! Nesses casos, explicamos a ela (várias vezes) que não é possível comprar, mas que ela possui outros brinquedos tão bons quanto o que ela quer (geralmente falamos as vantagens destes). De qualquer forma, ela continua insistindo... não é qualquer resposta que é válida pra ela. Uma figura!!
Não somente tal resposta, mas acredito que não é interessante darmos tudo que a criança pede. É importante ensinarmos que o que temos e poderemos ter, deve surgir através de esforços e, por outro lado, não dá para termos tudo o que queremos na vida. Tem que ter prioridades e foco!

Acredito que em fases da criança como esta, já é possível também, iniciar uma básica educação financeira e, conforme vai crescendo, vai entendendo como fazemos para comprar determinadas coisas e o valor embutido nessas.

Diante disto tudo, fico pensando que, por enquanto, os pedidos são até “acessíveis”, pois são bonecas, jogos, pelúcias, dentre outros. Futuramente, possivelmente vamos escutar: “Mamãe, papai, me dá um tablet.. um smartphone (sem contar com as futuras tecnologias).. dinheiro para sair com os amigos.. um carro.. viagens.. etc... e isso ainda pode vir acompanhado de um: “mamãe, papai, mas meu (a) coleguinha já tem..”  (rsrsrs).

E por aí, já começaram os pedidos?
Abraços, 

Larissa Andrade.

24 comentários:

  1. Hahaha tá muito esperta a Milena :-)

    ResponderExcluir
  2. Nossa Larissa lá em casa as meninas ainda não começaram a pedir, são boazinhas meus bebês, ainda consigo levar elas numa loja de brinquedo sem ter show a parte, normalmente ficam encantada, mas é só intreter com outra coisa que vão na boa. Mas imagina quando chegar essa fase, acho que vou surtar :)


    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Dan já pediu, mas, ainda não tá muito nessa fase de ver e já pedir. Já fiz o teste de levá-lo para comprar presente de aniversário de filho de amiga e ele se empolgar ao ver tantos brinquedos. Porém, eu logo avisei que o aniversário não era dele e que o presente seria só pro coleguinha. Ele fez um biquinho, mas, nada de escândalos, amém. Dificilmente compro algo pro Dan fora das datas de aniversário e dia das crianças. Pretendo continuar assim porque se não frearmos, a TV acaba com o nosso bolso!! Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel M.A.,
    Obrigada por ter vindo conhecer o blog :)
    Realmente está muito esperta...já sabe que ganhar presentes..é bom rsrsrs
    bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Oi Desirée,
    Apesar de Milena pedir, graças a Deus ela não dá show, entretanto, sabe insistir, afffeee!! rsrs
    Ainda bem que suas princesas ainda não pedem, acho que vão continuar assim.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Oi Myriam,
    Nossa, a TV é excelente pra isto hein?! rsrsrs
    Realmente se não frearmos não tem bolso que acompanhe nem espaço para tantos brinquedos kkkkkkk
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Olá querida, saudades de vc!!
    Aqui, JM pede, pede, pede, mas nem sempre ganhar...rsrs faz pirracinha, mas logo para. Isso eles aprendem rapidinho, com certeza!!

    Obg pelo comentário em meu post no MR/"Tomando banho com filhos".

    Bjus, Genis

    ResponderExcluir
  8. Aqui ainda não!

    Essas propagandas...e o "pior" é que ela pede com jeitinho, rs.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Olá Genis,
    Obrigada pelo carinho! Aqui tbm nem sempre ganha...até pq a lista de pedidos é grande rsrsrs
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Andréia,
    Sim, ela pede com todo o jeitinho, dá até vontade de ceder, mas como ela vê que nem sempre ganha, insiste e insiste hehehe
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Oi Larissa! Vim prestigiar.
    O consumismo é uma coisa louca e a TV é a grande vilã. O mundo está mais consumista e as crianças precisam aprender a lidar com isso. Sou a favor do equilíbrio sempre. Se eu privar meus filhos de ver TV por causa dos anúncios eles não vão aprender a lidar com as questões financeiras, as frustações e os valores. Até os 4 aos não tinham muita noção. Hoje com 7 sabem realmente o que querem , mas aceitam a nossa opinião quanto a qualidade, valores e necessidade. Usamos muito o exemplo de um personagem do filme " A Fantástica Fábrica de Chocolates" onde uma das meninas escolhidas para visitar a fábrica ganhava tudo que desejava e a vida era tão sem graça. Difícil é quando nós também adoramos o tal brinquedo. Aí é a mãe sendo laçada pelos apelos de marketing. Você está certa em ponderar. Ela vai agradecer no futuro. Beijos, Gisa Hangai / www.maebacana.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Gisa,
    Obrigada pela participação! Realmente não há como privá-los mesmo da tv e outros meios que incentivem e somos nós, pais, que temos que equilibrar isto sempre: o querer e o ter.
    Apareça sempre!
    Bjs,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  13. vixe por aqui Anna laura passou por essa fase, tudo que passava na Tv ela pedia, mas nunca cheguei a dar não... hoje ela esta menos pidona! mas mesmo assim quase nunca eu compro porque conheço bem minha filha ela só da atenção a brinquedos por 5 minutos depois esquece dentro dos gavetões de brinquedos que ja estão cheios de novo...

    ResponderExcluir
  14. Oi Alessandra!
    hahahaha ainda tem essa mesmo e Milena é bem parecida...tem uns brinquedos que parecem que perdem logo a graça e deixa de lado. Um ou outro que ela gosta que costumamos dizer que foram bons investimentos hehehe
    Bjs,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  15. Olá Larissa eu adorei seu post, me fez lembrar de quando os meninos eram pequenos. Eu não sei quem tinha mais vontade de comprar, eu ou eles.
    Passei para agradecer sua visita no meu post sobre shampoo lá no recanto das mamães blogueiras. Em nome da equipe eu agradeço o carinho.
    Beijocas
    Cris Chabes

    ResponderExcluir
  16. Olá Cris!
    Obrigada pela participação aqui, apareça sempre!
    De vez em quando isso tbm acontece por aqui...às vezes tbm dá vontade de comprar algo pra mim e, para não ser tão consumista, não levo nada, nem pra mim e nem pra ela! rsrsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  17. Olá Larissa! É bem assim mesmo! Concordo com você no que diz respeito a dar explicações para a criança e com o fato de que não podem ter tudo o que querem. Senão, como irão dar valor? Parabéns pelo blog! bjs Camila Vaz

    ResponderExcluir
  18. Olá Camila!
    Obrigada pela sua participação aqui no blog!
    No futuro eles entenderão as explicações e ensinamentos de nós, pais..e assim será bem melhor!
    Apareça sempre! Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  19. Olá Larissa!!! Você está no TOP FIVE do Recanto das Mamães Blogueiras!!! Parabébs! Vai lá conferir! Bom final de semana! bjs da Equipe Recanto

    ResponderExcluir
  20. Olá Equipe do Recanto!
    Vocês me deixaram muito feliz! Estou indo lá...
    Obrigada!!!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  21. Parabéns por ter sido escolhida no Recanto das mamães Blogueiras! Tudo de bom!
    bjs Sandra
    www.projetandopessoas.com.br(em implantação) e
    http://projetandopessoas.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  22. Olá Sandra!
    Muito obrigada pelo carinho!
    Seja bem-vinda por aqui.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  23. Oi Larissa!

    Educação financeira é possível sim e acho imprescindível que as crianças a tenham. Assim ajudamos a criar adultos mais responsáveis, que saibam usar com cautela o seu dinheiro.

    Pedir, elas vão pedir, SEMPRE! Aqui em casa sempre explicamos: filha, hoje vamos dar uma volta mas não dá pra brincar no parquinho do shopping, quando dá você sempre brinca não é? OU Filha, esse brinquedo não podemos comprar, vamos ver outras opções que a mamãe e o papai possam comprar e que você goste também?

    Ano passado, no dia da filha (dia instituido por ela, já que existe Dia dos Pais, das Mães...rs - criança e sua lógica!), fomos com ela até a Ri Happy e eu avisei: "Filha, seu presente será até 30 reais!" Ok, ela ia procurando brinquedos até esse valor.

    Ensinar, SEMPRE! Acho que é mais do que nosso dever isso como pais!

    Excelente post!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. OLá Trícia!
    Adorei o "dia da filha", muito criativa ela hein?!! rsrsrs
    Por aqui também vamos ensinando bem parecido...conforme ela for crescendo vai entendendo e valorizando mais, afinal cabe a nós, pais, tal ensinamento.
    Apareça sempre!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...