Coração apertado


Quero compartilhar com vocês sobre meu coração que está apertado com a relação de Milena e sua escolinha.
Hoje quando fomos deixá-la, ela não queria ficar e, ainda no carro, já estava balançando a cabecinha com um “não” e começando a chorar. Ficamos a questionando o motivo, mas ela apenas dizia que queria voltar pra casa. Ainda assim, entramos com ela, mas estava chorando e era um chorinho sentido, bem sensível.  Fiquei disfarçando pra ela, mas a vontade era de chorar também, afinal estava a deixando em um lugar que ela não estava interessada em ficar naquele momento.  

Sei que não existem lugares perfeitos, assim como escolas perfeitas, mas o ideal é que haja um equilíbrio ao encontrarmos a escola para nossos filhos, ou seja, esta tem que ter um pouco do perfil da família, um pouquinho da “nossa cara”, ter um ambiente acolhedor e, claro, profissionais humanizados e com disponibilidade e perfil para trabalhar com crianças e também com os pais. Portanto, tentamos levar em consideração estes itens quando escolhemos esta escola para ela. 

O que mais me deixa preocupada é que tal comportamento, eu acredito que pode até acontecer com a criança, mas visto que este não é o primeiro ano dela por lá, não é legal que aconteça agora. Geralmente (não é via de regra), a criança apresenta este comportamento quando está em fase de adaptação, quando é o primeiro ano dela na escola ou, até mesmo, a primeira vez dela naquela escola (quando os pais trocam os filhos de escola)...o que no nosso caso, não é nenhum destes exemplos, afinal é o terceiro ano dela por lá. 
Tal situação está ocorrendo há alguns dias ou até mesmo desde o início do ano letivo, mas quanto ao choro, veio acontecer precisamente hoje. 

Estávamos viajando e foi ótima a viagem...pro Nordeste então, nem se fale =)...mas enfim, este assunto pode ser cenas de um próximo capítulo rsrsrs.
Entretanto, durante a viagem, mesmo se divertindo, várias vezes Milena nos perguntava se ela iria para a escola e sempre respondíamos que assim que retornássemos, ela iria sim. Mas sempre também perguntávamos a ela se estava com saudades da escola e ela dizia que sim, mas quando perguntávamos se ela queria ir pra escola, logo ela respondia de uma maneira bem descontraída: “não” ou então, “não, papai e mamãe, a escola está fechada porque está de noite”. Antes de viajarmos, procuramos a supervisora da escola para falar sobre tal situação, a mesma nos recebeu com atenção e simpatia, informando que desconhecia, mas que iria averiguar junto à professora e, independente do que estivesse acontecendo, a escola iria tentar reconquistá-la para que ela se sentisse mais motivada para ir. 

Às vezes, fico me questionando será se é porque é só uma “tia” para uma turminha com pouco mais de quinze coleguinhas e, talvez, por isto, Milena não tem a atenção necessária e, sim, só superficial? Ou quem sabe, o lúdico, as brincadeiras não estão sendo exploradas como deveria? Um ponto que deve ser melhorado bastante mesmo nesta escola é a mudança de “tia”, pois acontece com freqüência e quando a criança cria um vínculo com a mesma, logo aparece outra, acho uma situação muito complicada, mas...... Tenho a impressão que estas e outras questões podem estar contribuindo com este nosso momento. Fico aqui pensando e muito mesmo!

Bom, mas quero mesmo é que ela tenha prazer em ir e que se sinta bem e acolhida em estar lá. Mudar de escola nesta época em que as aulas já começaram, não sei se é viável, mas quem sabe?!! Estamos estudando a possibilidade de mudar o horário dela, pois também pode ser o sono pela manhã que pode estar contribuindo, contudo, por questões de “logística” e dinâmica familiar, ainda não fizemos tal opção. 
Enfim, já pensamos sobre várias coisas e, conforme for, brevemente, postarei para vocês. 

E vocês, já vivenciaram esta situação? Caso contrário e/ou caso ainda não tenham filhos na escola, de qualquer forma, fiquem à vontade para sugestões.

Abraços, 

Larissa Andrade.

17 comentários:

  1. Tadinha da Milena, espero que vc descubra o que está acontecendo com ela, que ela volte a gostar da escolinha, será que não tem algum coleguinha chateando ela?, desculpa não poder ajudar muito as minhas meninas ainda não foram para escola.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Desirée,
    Poisé, estamos nesta expectativa de melhoras! Acho que não deve ser algum coleguinha, pois acho que ela falaria. A escola tem a instabilidade com a mudança das tias...sinto que tbm que é isto que está contribuindo e muito..
    Obrigada, bjos!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Larissa, o Dan me deu muitoooo trabalho na adaptação, mas, hoje curte ir pra escola. Só volta a me dar trabalho quando voltamos de ferias porque ele fica o dia todo conosco e ele não quer que isso acabe. Rsrsrsrsrsrsrs...é bom mesmo vc verificar se está tudo bem, pois, se já é o segundo ano dela na escola, teoricamente, era pra ela ir de boa. Espero que tudo se resolva!! Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Myriam,
    Quando é fase de adaptação é bem suscetível que isto aconteça, mas já faz um tempinho que ela está por lá. E, pra variar, ainda hoje, fiquei sabendo que a "tia" que estava na turminha dela, já saiu. Ô situação chata, mas tbm estamos na torcida que possamos tomar uma decisão e ver o que é melhor pra ela.
    Obrigada!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Ai Larissa, me deu um apertinho no coração agora... que situação!
    Se para nós adultos já é difícil a adaptação a mudanças, imagina para uma criança. Um pena a escola não conseguir manter os professores por muito tempo...
    Que tudo possa se resolver logo!
    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Larissa, me deu um aperto aqui, porque se fosse comigo acho que ia pirar. A gente fica pensando um monte de coisa né?

    Mas às vezes é só uma fase. Pena a "tia" ter saído. Tomara que a Milena fique de bem com a escla logo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá Larissa
    Agradeço sua visita no post Como responder as perguntas "indelicadas" dos filhos no Recanto das Mamães Blogueiras.
    Bjks
    Andréia Sales
    www.makeviagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. OLá Lauri!
    Com estas mudanças todas, cada vez que sai uma "tia" lá, a criança tem que se readaptar...é uma pena!
    Obrigada pelo apoio!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Olá Andréia,
    Eu aqui fico pensando em tanta coisa, inclusive na gestão de pessoas desta escola, pois a mesma é "pequena" e a saída das "tias" parece ser tão corriqueiro por lá, mas eu não acho nada normal.
    Obrigada pelo suporte!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  10. Olá Andréia / Recanto,
    Obrigada pela retribuição, apareça sempre! Seja bem-vinda!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Poxa Lari, que chato isso!
    Eu imagino a aflição que dá em ver sua filha sofrer e não conseguir entender direito o motivo. Tomara que seja só uma fase e passe logo e que não tenha acontecido nada que seja desagradável na escolinha.
    Beijos.
    Suzy

    ResponderExcluir
  12. Oi Suzy!
    Situação chata mesmo. Também espero que seja fase, porém, sei que a escola e sua instabilidade é o principal fator para tal.
    Obrigada pelo apoio!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Oi querida, passei por isso o ano passado inteiro, meu filho nao se adaptou a professora, ela nao conseguiu conquistar ele e era muito choro sempre que ia deixar. Esse ano tudo mudou, ele ama a nova professora, ela e maravilhosa, pode ser isso com sua fi

    ResponderExcluir
  14. Desculpe to postando do cel e cortou. Acho que vc deve procurar saber com sua menina, de uma forma bem suave como e o relacionamento dela com a professora. As criancas precisam se sentir amadas ate na escola. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá Jamilly,
    Seja bem-vinda! Sim, as crianças precisam ser amadas mesmo...sinto que é como se ela não se sentisse tão confortável por lá e, pra variar, já vai ter uma nova "tia"...mais uma nova adaptação!
    Que legal que seu filho tenha se identificado com a nova professora, é muito bom!
    Obrigada pelo apoio!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  16. tadinha dela, acho que você conversar co a professora, que por sinal acho pouco para uma turma de mais de 15, e não tem mesmo como dar a mesma atenção para todoas as crianças, e ela pode ser uma das que esteja se sentindo excluida! ergunta se não aconteceu nada com algum coleguinha ou até mesmo com a professora! qual metodo de ensino da escola dela?

    ResponderExcluir
  17. Oi Alessandra!
    Quando pergunto da escola...é sempre que está tudo bem...mas creio que é a mudança de tia, já mudou de novo! Isto me deixa tão chateada..
    Obrigada pelo apoio!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...