Filho de peixe, peixinho é!!


Imagem retirada da Internet

Quem nunca escutou essa frase? Geralmente mais usada para fazer comparações não tão favoráveis entre a criança e o pai ou a mãe, mas enfim...

Fico observando alguns comportamentos de Milena e parece que dá pra notar algumas ações dela que parecem com a maneira como eu faço determinadas coisas e outras ações com a de seu papai. Tão bonitinho de ver!!!

Na maioria das vezes, os comportamentos mais “parecidos” são oriundos de pessoas referências para a criança e, geralmente, são os pais. É claro que a criança aprende com eles e/ou cuidadores tanto o que ela percebe no dia a dia ou no que a ela é ensinado, portanto, ela vê, aprende e reproduz o comportamento (da maneira dela), mas com características de papai e mamãe. 

É claro que tem as semelhanças genéticas e, por aqui, já até me acostumei quando a maioria das pessoas fala que ela se parece mais com o pai. Pontos para o papai rsrs!! De uns tempos pra cá é que tenho escutado algumas pessoas dizendo que ela também se parece comigo. Pontos para a mamãe também rsrs!! Só sei mesmo que ela é lindaaaa!!!

De certa forma, pode até ser cedo para notar algumas semelhanças comportamentais, pois ainda chegarão muitas e novas fases, mas ficamos bem orgulhosos e admiramos em ver quando ela faz algo bem parecido do nosso jeito, principalmente comportamentos bons e adequados.  No entanto, nem tudo é perfeito e criança aprende rapidinho coisas que não são tão boas como, por exemplo, o uso de palavrões, conforme já havia até comentado aqui.
 
Um detalhe meio comum é quando a criança apresenta alguma atitude deste tipo (não muito boa), vem a hora de colocar a culpa em um ou outro, situações bem assim: “Está vendo? Puxou pra você!”. Isto não é muito favorável, afinal ninguém é perfeito e o importante é proporcionar uma educação que agregue aos bons princípios e valores da família. 

Conforme a criança vai crescendo e vivendo suas experiências, mostra comportamentos que realmente comprovam a frase: “Filho de Peixe, peixinho é”. 

E vocês, já conseguem notar alguma semelhança no comportamento de seus filhos?
Abraços,

Larissa Andrade.

8 comentários:

  1. Sem dúvida já é possivel identificar um pouco de nós no Daniel. Chega até assustar. Ele já gosta de reproduzir nossa fala e por isso temos tido muito cuidado com o que pronunciamos na frente dele! Porque o rapaz tá um macaco de imitação!! Rsrsrsrsrsrsrsrs
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossaaa!! e como dá a Andressa é cópia fiel do André (a menina só faltou nascer homem) nos quesitos gostos alimentares, comportamento enfim tudo fora o nome que foi dado a ela ainda barriga e a que mais se parece com ele fisicamente srsrs.
    Rafaela é uma minha miniatura, até engraçado ver como algumas das minhas chatices a menina tem.
    Mariana acho ela mais parecida com o comportamento da minha mãe, além do físico também.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Myriam,
    POr aqui é bem parecido, Milena fala algumas coisas da mesma maneira como falamos com ela, uma graça!
    Bjos!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée,
    Milena tbm tem umas "chatices/frescurites" bem parecidas comigo...aaafeee rsrsrsrrs
    Nesses casos, eu mesma tenho que admitir: "tá vendo, puxou pra mim!" hehehe
    Bjosss!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Larissa, aqui também notamos muitos comportamentos do Daniel parecidos com os nossos. Essas crianças são umas esponjinhas, conseguem captar coisas que muitas vezes nem percebemos que fazemos...rs
    um beijo
    Lauri

    ResponderExcluir
  6. Oi Lauri,
    Realmente eles captam cada coisa e com o tempo vamos percebendo que aquele comportamento é tão nosso, tão familiar rsrsrsrs
    Beijos!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa, já ouvi muito essa frase. As crianças realmente copiam os jeitos das pessoas mais próximas, das pessoas que elas têm mais afinidade. Realmente temos que ficar muito atentas para não fazer esse jogo de culpa nas situações não muito boas.

    Muito obrigada pelo seu comentário no meu post lá no Recanto.

    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. A Lara nasceu a minha cara! Adorei!!! Afinal, passei os nove meses carregando aquela figurinha na barriga! Porém, desde pequena ficou nítido que o comportamento e gênio são idênticos ao pai. Da mamãe pelo que parece só a vontade de falar hahahahah
    Bjos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...