Crianças falando palavrões

Imagem retirada da Internet


Se tem uma coisa que criança aprende rápido é falar palavrões e nem precisa ficar repetindo para ela aprender a pronúncia correta ou algo do tipo e, quando percebemos, escutamos alguma “palavrinha feia” e que, na maioria das vezes, eles nem sabem o significado. É um “aprendizado” rápido e sem esforços para ninguém...rsrs

Por incrível que pareça, é praticamente inevitável as crianças não escutarem tais palavrinhas, mas, de qualquer forma, ninguém quer que seu filho saia falando algo do tipo por aí. No entanto, cabe a nós, papais, evitar a verbalização de qualquer palavra do tipo ou algum outro tipo de exposição que favoreça que os pequenos aprendam e fiquem repetindo tranquilamente por aí. 

No entanto, evitar exposições em meios que favoreçam, também não há como evitar totalmente, pois as crianças estão em outros convívios sociais como a escolinha, contato com outras crianças e elas precisam destas interações.
Vamos cuidar do que nos pertence...sim! Em casa! Evitar falar as “palavrinhas feias” na frente da criança visando que ela não aprenda com os próprios pais e também para que ela não leve para outros lugares, influenciando outros coleguinhas. 

Por aqui, procuramos não falar na frente de Milena. Durante o período da escolinha, sinceramente, até hoje, ela só citou uma vez em casa o que, segundo ela, foi o coleguinha que falou. Por outro lado, há desenhos e/ou filmes infantis que ela assiste e um dia desses nos surpreendeu falando algumas palavrinhas (até que não eram tão ofensivas ou pesadas, acredito que por ser de filme infantil) e, nós, ficamos nos questionando em quem poderia ter citado na frente dela, mas não sabíamos e perguntamos a ela...ela ainda disse o nome do filme.

Por isso, o importante é estarmos atentos, primeiramente, a nós mesmos para que não falemos tais “palavrinhas” na frente da criança e se ela participa de outros meios como, por exemplo, a escola, caso ela comece a falar algo que escutou por lá, pode ser interessante procurar a professora para conversar e verificar tal situação. Ainda tem a questão da televisão para ficarmos atentos ao que as crianças estão assistindo e se realmente corresponde à faixa etária, observando o que é falado seja no desenho ou no filme infantil. Temos que conversar com a criança e explicar que tal “palavrinha feia” não é legal ficar falando até ela compreender e nem verbalizá-la mais.

Afinal, ninguém quer que seu filho aprenda o que não é devido e não é bonitinho escutar os pequenos falando palavrões e, nós, papais, temos a tendência em acreditar que, com os nossos filhos, determinadas atitudes, eles não vão ter, pois além de querermos sempre o bem deles, dedicamos esforços para educá-los.
Abraços, 

Larissa Andrade.

12 comentários:

  1. Oi Larissa, sempre fui muito boca suja, no meu trabalho tem uma palavra feia que o pessoal falava que tinha sido inserida no meu celebro pois diziam que a cada 10 palavras chamava esse nome feio, até ai isso não me incomodava, mas esse mês vendo minha princesa Andressa chamando vários nomes feios, estou repensando minhas palavras, agora estou tendo cuidado para não chamar palavrões, mas o vício de vários anos de vez em quando sou traída e sai, mas estou me policiando a cada vez mais, pois não quero que meus amores falem esse tipo de coisa.

    Só os filhos para nos fazerem melhorar.

    Bjs Desirée

    ResponderExcluir
  2. Oi Desirée...
    Realmente por eles, nós estamos buscando melhorias contínuas...
    Por aqui também ficamos tentando nos policiar, pois às vezes, até mesmo sem perceber, podemos soltar alguma palavra feia, daí eles aprendem logo.
    Bjos!
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Olá Larissa, vc poderia entrar em contato conosco?
    mamaesemrede@gmail.com
    Não achei o seu contato aqui no blog.
    Genis

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa, ótima recomendação. Não só na frente dos filhos, mas na frente do mundo! Desnecessário encher os ouvidos da gente com palavrões. Adorei.

    ResponderExcluir
  5. Suuuuper ando me controlando!!! Até o momento, os esforços têm valido 'a pena!! Hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  6. Olá Genis/ Mamães em Rede!
    Fiz contato por e-mail.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati!
    Gostei do " na frente do mundo "...realmente não só na frente de crianças. Acredito que todos nós somos exemplos para o outro.
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  8. Oi Myriam,
    que bom que os esforços têm valido a pena...acho que por aqui tbm heheheeh, apesar da televisão estar sempre por perto, daí já viu, né?! rsrsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Aqui não costumamos falar palavrões, então, se o Garotão aparecer com isso, saberemos que não foi em casa.
    Mas, fiquei muito triste com outro fato. Quinta feira vi uma menina ensinando um menino de 2 anos a falar palavras bem ofensivas... fiquei tão triste... AS crianças falarem por si só, porque ouviram, ainda vai... mas ver outros ensinando... fiquei muito triste...

    ResponderExcluir
  10. Pois é Juliane, é o outro lado que temos que estar atentos, já que em casa procuramos evitar falar palavrões.
    Uma pena esta criança ensinar isto!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Olá Larissa, meus filhos já estão grandinhos, O João tem 7 e Letícia tem 14 mas graças a Deus eles não tem o hábito de falar palavrão, mas teve época que o João aprendeu com coleguinhas de escola a falar alguns palavrões, eu sentei com ele e expliquei o significado do palavrão e ele parou de falar. Teve uma vez foi até engraçado ao pronunciar o nome da lanchonete Filho da Fruta ele me repreendeu e disse "- Mamãe não fale palavrão". rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Oi Márcia!
    kkkkkkk ele achou que vc estava falando palavrão! Que bonito da parte dele!
    Que bom mesmo que eles não têm esse hábito, o que mostra que eles não convivem com isso.
    Apareça sempre por aqui! Obrigada!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...