Dar colo ao bebê vicia e é muito bom!



Quem nunca escutou “se você der muito colo ao seu bebê, irá mimá-lo”, “se seu bebê ficar direto no colo, vai ficar mal acostumado”, “isso é manha”, e por aí vai?... Quando somos mães e pais de primeira viagem, chegamos até a duvidar se realmente temos que dar tanto colo, é bem assim por aí?

Mas na verdade, logo que o bebê nasce é tudo novo para ele e, claro, para os pais também. Especialmente nos primeiros meses porque é um ser que, recentemente, saiu de dentro do útero, então é natural que o colo oferecido a ele seja essencial e super saudável, um aconchego! Afinal, quem não gosta de um colo?

É compreensível que, em alguns momentos, há outras tarefas (da mãe) que não podem ser deixadas de lado e o bebê está querendo colinho, porém, se ele está pedindo colo, dê! A sugestão é tentar se planejar e, em momentos que o bebê estiver dormindo, procurar adiantar alguns afazeres (inclusive pensando no dia seguinte). Contar com a ajuda do marido ou de alguém, faz toda a diferença! Mas nem sempre há a ajuda e, nesses casos, o carrinho, bebê conforto, sling (até postei aqui) e brinquedinhos podem contribuir. O sling pode ser um grande aliado, pois as mãos da mãe ficam livres e é possível fazer outras coisas e deixar o bebê no colo, mas o importante é verificar se ele é seguro e se mãe e filho estão confortáveis.

Resolvi escrever este post, pois em contato com outras mães, vi que a dúvida sobre dar ou não o colo era comum. É claro que nos meses iniciais, tende a ser mesmo cansativo, mas sei que o cansaço parece ir embora quando se olha para aquele lindo ser que foi gerado com muito amor e, isso, com o tempo, contribui para fortalecer mais e mais o vinculo entre mãe e filho.

Ao oferecer colo, só traz benefícios e, o melhor, é um momento que pode ser aproveitado para brincar, conversar, olhar, estimular o bebê. O contato, o toque, calor humano, carinho e tudo o que envolve o afeto é muito bom, por isso, vicia, mas é um vício saudável e cheio de benefícios. Até nós, adultos, que, de certa forma, conseguimos controlar mais nossas emoções, quando estamos em algumas situações difíceis, sentimos a necessidade de um colo, de um abraço, de um toque (até ligação pra mãe, vale! rsrsrs), não é?! Imaginem um bebê pequenininho, se desenvolvendo, se descobrindo?

Quando o bebê começa a andar e quer ficar mais livre ou quando vão crescendo...somos nós que sentimos falta, mas mesmo assim a gente agarra, beija, cheira, né?! Rsrs

Amor e carinho são essenciais no desenvolvimento do ser humano! Todos nós gostamos!
Abraços,
Larissa Andrade.

10 comentários:

  1. Eu AMO!!!
    Meu filho AMA!!!

    Pronto. Isso que interessa.

    Belo post!!!! #palmas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Trícia!
      Eu também amo, admito! kkkkkkk
      Penso que, quanto mais carinho, melhor!
      Obrigada.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. Ouvi muito esse conselho de não acostumar o bb no colo e por ser inexperiente, muitas vezes segui. À medida que fui lendo sobre o assunto e sobre o attachment parating, eu fui ouvindo mais o meu filho e menos as pessoas de fora...concordo com vc. Dar colo é muito bom e faz muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myriam,
      Faz muito bem, mesmo! Se oferecemos o colo necessário, a tendência é desenvolver o apego saudável e, claro, fortalecer mais ainda a relação mãe-filho.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. amiga sou contra não dar colo
    eu nino beijo agarro, e de nada me
    arrependo tenho uma moçinha de 10 anos
    não é dengosa nem nada do tipo
    e o mesmo faço com a segunda rs
    dá colo é maravilhoso sim e amo

    Lindo Dia
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Penso o mesmo, pois dar colo é dar carinho, dar atenção e, quando oferecemos isso aos nossos filhos, estamos ensinando que eles sejam assim também: carinhosos, atenciosos, amáveis...
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. Vicia sim, amiga, principalmente a mãe rsrsrs eu sou uma viciada em dar colo rsrs... amo amo amo!
    Parece uma coisa né? A gente espera por 9 meses, naquela ansiedade de ter o bebê nos braços, pra nascer e não querer pegar no colo ? E o pior é que é unânime essa dica! Ouvi muitas e muitas vezes!
    E não dei ouvidos, graças a Deus, meus filhos tiveram e ainda tem muito colo!!!
    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      É bem comum mesmo ouvirmos, mas penso se eles estão pedindo colo, é porque estão querendo aconchego, calor materno...e qualquer manifestação boa de afeto é sempre benéfica! Colo é tudo de bom!
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  5. Larissa,

    Eu adoro dar colo e sempre oriento as mães da escola que coordeno a fazer o mesmo. Afinal afeto não tem presso.

    #amei

    Beijinhos Cléo Moretti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cléo,
      Eu também adoro dar colo, afinal é bom, gostoso, não paga nada...e ainda recebemos amor pelo olhar!
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...