Ensinando gratidão aos filhos



Imagem retirada daqui

Não acontece com todas as pessoas, mas já repararam que, algumas vezes, deixamos passar despercebido um elogio ou algum comentário bacana e nem agradecemos? Pois é, acontece!  Seja de algum acessório nosso que alguém comenta sobre o quão está “show” e logo dizemos: “menina, mas é tão antigo”, “estou usando por falta de opção”, “não estou linda como você diz, tô com cara de cansada” e por aí vai. E o agradecimento que é bom, nada! Parece até simples, mas quem sabe que, através de simplicidades como essas, possamos nos sentir mais de bem com a vida. =) 

Eu, particularmente, gosto de agradecer ao que a mim é proporcionado e, por aqui, nos dedicamos a ensinar que Milena seja assim também (ainda que criança tenha lá suas vontades e momentos rsrs).

Confesso que já melhorei bastante em como lidar caso não me agradecessem por algo (que se fizesse necessário). Algum tempo atrás, trabalhei em uma empresa que, dificilmente, as pessoas agradeciam às outras, mesmo que fosse algo que fizesse parte das responsabilidades e obrigações de alguém...(não vejo problemas em agradecer mesmo em obrigações). Isso acontecia principalmente na troca de e-mails para tratar de assuntos, claro, estritamente profissionais, pra mim, era uma troca “fria” de e-mails. O detalhe era que nem agradecimentos, nem cumprimentos...iam direto ao ponto: “Fazer”, “Entregar”, “Providenciar”, “Cobrar, cobrar e cobrar”...enfim! Sem querer ser dramática, mas me incomodava, era como se o meu perfil não fosse compatível ao da organização.

Uma vez, comentando com uma colega do mesmo setor, ela disse que compreendia esse meu jeito, mas pediu que eu relevasse, afinal nem todos são iguais. Sabia que ela estava certa, mas sempre pensei que o mundo pode sim ser melhor com pequenos e valiosos gestos, como o agradecimento. Valorizar o que o outro faz (mesmo que seja um dever ou responsabilidade), respeitar e ter consideração alheia, faz bem pra qualquer pessoa. 

Que tal agradecer alguém que, do lado de fora, segura a porta do elevador para você passar com o carrinho do bebê? Ou quando você está segurando sacolas e a mão de seu filho e algo seu cai no chão, alguém corre e vem lhe ajudar?

Até mesmo em casa, quando fazemos algo para nossos filhos, é importante que possamos ensiná-los, na hora, a agradecer, seja ao papai, mamãe, babá ou qualquer pessoa. Assim, as crianças aprendem que, quando são ajudadas, o agradecimento é essencial. Simples assim! 

Além da gratidão, nós, pais, podemos ensinar e transmitir, inclusive através de nossas ações, tantos outros bons modos. Isso resultará em crianças e futuros adultos educados. 
Abraços, 

Larissa Andrade.

10 comentários:

  1. o bom que mudar faz bem e nos faz crescer, muitas vezes
    já sim passei despercebido de agradecer
    gratidão é um sentimento maravilhoso que devemos ensina e mostrar aos nossos filhos

    Linda Noite!
    Beijinhos da Nanda
    Mamãe de Duas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Acho que a correria do dia a dia, nos leva um pouco a não perceber situações agradáveis como receber um elogio e, com isso, nem agradecemos, né?!
      Mas o bom é que, quando percebemos, podemos ensinar aos nossos filhos o dom da gratidão.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. O mundo está com muita pressa...ser gentil virou quase perda de tempo...em empresas então...se a pessoas entendessem que tudo fica mais facil de se fazer após um por favor ou um muito obrigado(a)...que bom que você tem essa consciência e a repassa para Milena. Não podemos mesmo desistir. Fazer a nossa parte é muito importante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente isso, o mundo corre bem rápido e, a maioria das pessoas, acompanha. Com isso, algumas coisas boas passam despercebido. Mas não vamos desistir, vamos fazer nossa parte!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. Gratidão faz muito bem para quem elogia e para quem é elogiado.
    Já estou seguindo o seu cantinho que adorei aqui.
    Quero te convidar para participar do sorteio no meu blog. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina!
      Faz bem, mesmo! Escutei uma pessoa falando que "gratidão se paga com gratidão" e é bem isso mesmo!
      Obrigada pela participação aqui, te espero mais vezes.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. Larissa, concordo totalmente com você.
    Já abrir mãe de um trabalho por conta de tratamento frio ao extremo.
    Aqui Lucas (meu filho) agradece por tudo, as professoras sempre elogia pela educação. Ensinamos ele assim desde pequeno agradecer e fazemos o mesmo com ele.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamilly,
      Que bom que o Lucas é assim. O melhor exemplo é nosso, em casa, mesmo!
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  5. Oi Larissa,
    Adorei o novo layout do blog!!!!! Ficou muito fofo!!!
    Sobre a gratidão, acho super importante também!!!! Trabalhei numa empresa grande também e sentia a mesma coisa, inclusive as pessoas achavam engraçado que eu falava "obrigada" para tudo, me consideravam SUPER educada, só porque eu agradecia!!! As vezes parece que o normal é ser fria e ríspida né?!
    Tento ensinar a Loly também e ela até que agradece bastante, mas acho que é muito mais que falar obrigada, precisamos ensiná-las a ser gratas mesmo, por cada coisa!!!!
    Acho que depois da experiência que tivemos com a maternidade somos ainda mais gratos e valorizamos ainda mais a saúde, o resto temos mais é que agradecer mesmo!!!!
    Um beijão,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Oi Dani!
    Que bom que você gostou, obrigada!
    Sabe, já cheguei a pensar isso mesmo, que frieza é "normal" dentro das organizações, infelizmente! Em outra situação, uma pessoa reclamou que eu era muito "educadinha"...rsrsrs vai entender, hein?!
    De qualquer forma, também acredito que, se transmitirmos a gratidão aos nossos filhos, a tendência é que eles valorizem mais as coisas e, claro, a vida!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...