Mães que mudaram de carreira com a chegada dos filhos



 
Muito se fala em voltar ou não ao trabalho após a maternidade, mas, independente, da escolha, diria, serão cenas para próximos capítulos rsrsrs

Mulher e profissional focada em seu desenvolvimento profissional, mas passa a assumir uma nova função, a de MÃE. Aliada a essa nova e mágica experiência materna, eis que surgem novas ideias e projetos. Seja em prol da busca por horários mais flexíveis para estar mais tempo com os filhos, seja para não parar de trabalhar, enfim, para conciliar, à sua maneira e gosto, maternidade e trabalho.

Na maioria das vezes, uma carreira sólida é abandonada e, de certa forma, a maternidade pode ser a pitada de ousadia para algo que, talvez, estivesse ali guardadinho nos pensamentos mais remotos e essa foi um ponta pé e tanto. Sim, a mudança de carreira.

Confesso que, até certo tempo atrás, não entendia o porquê certas pessoas mudavam de área de atuação profissional, me questionava se seria uma aventura temporária por emoção, por modismo, enfim... com o tempo, fui entendendo que as pessoas estavam em busca da felicidade através de atividades que estavam mais relacionadas com seu perfil e o que lhes traria prazer. O que as fez mudarem de decisão? Experiências...estas sim, eram e sempre serão os ingredientes para qualquer mudança de vida, principalmente, as boas!

A experiência da maternidade traz muitas mudanças pessoais e com ela vem junto, certa maturidade, que nos faz repensar em muitos âmbitos, especialmente, o profissional. Algumas prioridades mudam e novas escolhas surgem com coragem e ousadia para iniciar algo novo, uma nova carreira.

É claro que as exigências sociais e seus “pitacos” podem até “contribuir” para essa nova tomada de decisão. Muitas mães tornam-se empreendedoras, outras decidem estudar nova área, pois estão desmotivadas de executar as mesmas atividades, ainda mais quando estas já caíram na “mesmice”. Há ainda aquelas que almejam conquistar oportunidades mais estáveis e focam em concursos públicos que, na maioria, possuem carga horária semanal menor em relação à iniciativa privada.

A primeira mudança é com a chegada do novo ser, mas independente da escolha, muitas mães optam por mais mudanças e a possibilidade de trabalhar com o que gosta e, claro, novos desafios que estejam aliados à qualidade de vida no trabalho e na criação dos filhos e, ainda, algo que irá agregar à família. O que importa é ser mãe feliz, afinal mães felizes, criam filhos felizes!

Para quem deseja mudar de carreira e a chegada dos filhos impulsionou, é importante pensar bastante sobre o novo segmento de atuação e ter um bom planejamento, principalmente, se for a abertura de um negócio próprio.

Por aqui, confesso que muitos planos estão em mente, mas nada concreto. Se surgirem novidades, conto, ta?! rsrs

E vocês, mudaram de carreira após a maternidade? Conhecem alguma mamãe que mudou? O que acham?

Abraços, 
Larissa Andrade.

22 comentários:

  1. Excelente, Larissa!!! É exatamente isso. Por aqui ainda não mudei, mas estou buscando abrir caminhos para isso...idéias também não faltam. Quem sabe se der certo o livro que lancei, não será esse o caminho? Investindo nessa idéia e pedindo a Deus que, se for por aí, Ele abençoe.
    um beijo!
    www.aprendendoasermaehoje.com

    ResponderExcluir
  2. fiz uma mudança radical em minha vida depois do nascimento
    da minha segunda filha
    depois da experiência da
    primeira, preferir ser mãe em tempo integral e não me arrependo

    `⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫
    ✫¸.•°*”˜”*°•.✫“Nanda
    beijokas
    Maravilhosa Noite
    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani!
    Li seu post sobre o lançamento de seu livro, que bacana, mesmo!
    Caso seja esse o seu objetivo, continue dando foco a ele, pois já está sendo um novo caminho a ser seguido por vc e sua família.
    Parabéns e sucesso!

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nanda!
    Mudanças radicais, de vez em quando, caem bem, né?! rsrs
    A sua decisão de ficar em tempo integral, acredito, que só trará benefícios para suas filhas e vocês. É isso aí, ousar e fazer o que se propõe.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Para mim foi uma mudança total! Não consegui, após o Dan completar 6 meses, voltar a advogar. Lembro da minha sócia me perguntando se eu já estava pronta e eu disse: amiga, siga em frente...vou ficar por aqui...não sei bem o que quero mas agora a única coisa que penso é em ser a mãe do Dan...somente quando ele completou 1 ano e 5 meses foi que eu quis voltar a trabalhar e ainda assim em sociedade com o meu marido na empresa que hoje temos juntos. Trabalho somente no período em que Dan está na escola e isso me satisfaz. A maternidade me trouxe muitas mudanças...internas e externas..ouso dizer que sou outra pessoa..rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. Oi Myriam!
    Mudança total mesmo! Que bom que vc concilia trabalho e maternidade, adequando os seus horários ao de Dan. É bom, né?!
    Eu também afirmo o quanto a maternidade me trouxe mudanças, inclusive, no âmbito profissional (acredito que ainda pretendo mudar algumas coisas nesse aspecto) e, ainda, nos contatos sociais.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. A maternidade muda demais a nossa vida mesmo!!
    Eu parei de trabalhar quando a Helô tinha 10 meses (coisa que nunca me passou pela cabeça...) e agora que ela está com 3 anos, prestei um concurso e se Deus quiser ano que vem volto a trabalhar só por meio período (sou bióloga, trabalhava com toxicologia e agora darei aulas de ciências!)
    Sempre em busca da nossa felicidade... tem mãe que é feliz trabalhando o dia todo, eu pensei que seria... mas descobri que isso pra mim não funciona e corri atrás de um meio período!!
    Beijos La, e volta pra contar as novidades! ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!
    Fico feliz por vc! Tive a mesma experiência, achei que daria certo trabalhar o dia todo, praticamente 12h fora de casa...mas não ficou como eu queria. Por isso, ainda não tenho nada concreto e também estou buscando alternativas que sejam mais viáveis.
    Sucesso!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Perfeito Larissa . .eu era professora de danças e trabalhava tb com eventos acredita? rsrs .. mas deixei tudo pra me dedicar a minha princesa .. hoje em dia estou aos poucos voltando e tentando me encaixar novamente no mercado de trabalho .. bjs e estou te seguindo l.. amei que foi no nosso diario e gostou da cozinha rosa da princesa.. rsrs .. bjs

    Roberta & Luma
    Diário de uma Princesa

    ResponderExcluir
  10. Oi Roberta!
    Obrigada pela retribuição.
    Desejo sucesso em seu retorno ao mercado!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!!

    Adorei o post Larissa!
    Aqui não houve mudança de carreira não, mas se eu pudesse teria ficado em casa cuidando do pequeno pelo menos um tempo.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andreia!
    Obrigada pelo carinho!
    Beijos pra vc e Pititico,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  13. Olá Larissa... A chegada do filho traz mudanças que imaginávamos que não aconteceria.

    Falava quando solteira que não deixaria de trabalhar por causa de um filho. Conciliaria trabalho e maternidade. Pois hoje estou aqui ha 7 anos com dedicação praticamente exclusiva à minha pequena.

    E não foi por falta de procurar alguma atividade. Mas é quase impossivel um trabalho em meio periodo quando a criança esta para escola e a mãe pode aproveitar seu tempo. Infelizmente não tive esse privilégio onde moro.

    Aparecia sim, mas periodo integral e como não abria mão de ficar com ela por alguns motivos, tive que recusar.

    Os planos existem, mas como você, nada concretizado. Vamos levando assim como a vida impulsionou. E como você disse: importante no final das contas é ser mãe feliz para ter filho e familia feliz.

    Agradeço por ter visitado o meu post no Mamães em Rede: "Minha primeira vez"

    Convido você a conhecer também o Bolhinhas de Sabão para Maria.

    Seja bem-vinda!
    Beijos grandes.
    Teresinha Nolasco

    ResponderExcluir
  14. Oi Teresinha!
    Seja bem-vinda aqui também, apareça sempre!
    Realmente, dependendo da área de atuação, conquistar oportunidades no mercado de trabalho em meio período, é meio difícil.
    Eu também, achei que fosse fazer diferente quando tivesse filhos, mas algumas coisas mudaram e fomos nos adaptando por aqui. Mas acredito que faz parte das mudanças que a própria maternidade nos traz. Por enquanto, faço vários planos...rsrs
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  15. Oi Larissa, me identifico muito, mas jogo no time daquelas que decidiram continuar a trabalhar, mas confesso que assim que os meninos entraram na escola eu senti MUITA vontade de fazer algo na área de educação só pra conviver mais com eles durante o dia, mesmo que em regime de trabalho, me perguntei pq não fiz pedagogia? rss... por enquanto só ficou em vagos pensamentos, quem sabe um dia, né?

    bjs

    Ju

    ResponderExcluir
  16. Oi Jú!
    Com a maternidade, passei a me identificar mais com trabalhos para o público infantil...cheguei a pensar em algo, mas sei que precisaria de mais estudos e vivências na área.. mas como vc colocou, quem sabe um dia, hein?!
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Larissa!
    Continuei na carreira, mas senti uma profunda mudança no modo de ver as coisas, de definir as prioridades. Além disso, a maternidade para mim tem sido um pós-doutorado diário de aprendizados, que aplico no trabalho...
    Te desejo boa sorte para os novos desafios!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marusia,
    Obrigada pelos votos, por enquanto, há apenas planos não tão concretos, podendo demorar um pouquinho. Mas assim como vc, a maternidade e os ensinamentos que ela me traz, aplico-os pra tudo na vida, inclusive, para as tomadas de decisões mesmo que seja em outros âmbitos.Nosso olhar muda, mesmo!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  19. :-) Você é uma fofa Larissa!!Lembrei do seu blog e passei aqui pra dar uma olhadinha... rsrsrs
    Sua atitude é louvável...Continuo aqui na torcida tá??!! rsrss Bjs Kellen

    ResponderExcluir
  20. Oi Kellen!
    Obrigada pelo carinho e torcida, tá?! Ando com umas ideias, mas por enquanto, nada concreto...mas vamos lá! rsrs
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  21. Excelente post Larissa, estou com várias idéias em mente, depois que me descobri grávida, não quero trabalhar fora o dia inteiro, gostaria muito de pelo menos estar um período em casa com a cria...mas vamos ver as cenas dos próximos capítulos...haha
    Bjssss
    agoraeuquerosermae.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Com o retorno ao trabalho, conseguir ficar um período em casa com o(s) filho(s) é bom demais, mas dependendo da área de atuação, nem sempre é possível.
      Espero que consigas, seu baby vai amar, rsrsrs. E que consigas colocar em prática suas ideias!
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...