Registros de Infância


Registrar os momentos de nossos filhos, não tem preço! Na minha época, minha mãe fez e guarda até hoje, carinhosamente, vários álbuns de nossa infância...o que, por sinal, rende muito assunto entre família rsrs...mas o bacana é que ali tem fases, momentos, eventos, vida escolar, dentre outras. Bastava ter a máquina, comprar o filme e revelar ou contratar um fotógrafo e, assim, tínhamos fotos maiores e com qualidade profissional. 

Hoje, com o avanço da tecnologia, temos várias opções para registrar momentos, principalmente, tirar fotos e salvá-las diretamente no computador, celular, etc. Eu mesma costumo salvar as fotos de uma maneira que, pra mim, é organizada. Salvo por data e ainda especifico, às vezes, com local e evento. Estou tentando me disciplinar a fazer backups constantes, pois como eu havia postado aqui, estive na eminência de perder meus arquivos, inclusive minhas fotos, milhões dessas são de Milena. 

Para favorecer mais ainda, temos as mídias sociais como, por exemplo, o Facebook, o próprio blog e outras opções que nos permitem registrar momentos que marcam nossas vidas. É possível postar vídeos, fotos e mensagens e compartilhá-los com amigos próximos e virtuais, familiares, inclusive para quem tem parentes que moram em outras cidades ou países. 

Bom, mas mesmo com a modernidade, algo que me deixa um pouco “arcaica” é o registro das fases de Milena em um diário de bebê (ou o livro do bebê). Nele, estão escritos alguns acontecimentos como a escolha do nome, história de mamãe e papai, árvore genealógica, como nos preparamos na gravidez, quando engatinhou, primeiros passos, bateu palminhas, primeiro corte de cabelo, primeiras palavras e outros momentos de seu desenvolvimento. Conto também sobre a sua tão esperada chegada em casa. É possível inserir fotos reveladas para retratar melhor os momentos.

Tem opção azul para meninos

Este modelo de diário de Milena é um pouco detalhado e é possível atualizá-lo com informações até os 03 anos de idade (ou mais). No entanto, para quem quer detalhar mais, há outros modelos que contemplam atualizações sobre os acontecimentos e desenvolvimento da criança até os 05 anos de idade, como os que estão nas imagens abaixo:

Há outros modelos de Anne Geddes

 “Meus Primeiros Cinco Anos”, assim são chamados os livros de bebê de Anne Geddes, uma fotógrafa que trabalha especialmente com bebês e grávidas (é bem provável que vocês a conheçam pelo seu trabalho). Estes livros são bem detalhados e, para quem gosta de escrever e quer registrar dessa forma os marcos da vida do seu filho até os 05 anos de idade, é uma boa opção. Tem, ainda, o “Diário da Minha Gravidez”, da mesma profissional. 

Há vários modelos de livros de bebês, podendo ser encontrados em livrarias. Outra opção são os fotolivros que ficam bem criativos e fofos. É possível fazê-los através de lojas virtuais ou em lojas especializadas em fotos e produtos do segmento. Ainda não fiz, mas já comecei a seleção das fotos para fazê-lo, são tantas fotos bacanas que me deixa na indecisão rsrs. 

Quando pensei em escrever no livro para registrar o desenvolvimento de Milena, foi visando para que ela tivesse um pouquinho de sua história através de relatos e fotos em um lugar. Conforme ela for crescendo, pretendo ir contando a ela e compartilhar como era em sua infância, como foi se desenvolvendo e tudo que mais marcou para nossa família: sua chegada. 

É importante que nós, pais, compartilhemos com nossos filhos sobre sua história, pois assim crescerão sabendo mais de si, criarão sua identidade e mais ... fortalecerão os vínculos.
Abraços, 

Larissa Andrade.

Mães de Prematuros


Pezinho de Milena quando nasceu. Obs.: A foto não ficou bacana, está um pouco manchada.
 
Intubação. Incubadora. Oxigênio. Saturação. Intercorrências. Transfusão de Sangue. Mãe-Canguru. Visitas. Indefinição. Tempo. CPAP. Ordenha. Cantinho do Leite. Alegria. Choro. Tristeza. Sorrisos. Quadro Estável. 1ml, 2ml, 3ml..Ganho de Peso. Alta!

Estas palavras são apenas um resuminho das que mais escutamos durante o período de UTI Neonatal. No entanto, a mais esperada é última citada, a Alta!
Inesperadamente, o bebê nasce e, de repente, mudam os planos para a sua chegada. O bebê não vai logo para o colo de mamãe, vai direto para incubadoura porque precisa de cuidados especiais para se desenvolver como se ainda estivesse na vida intra-uterina. Consequentemente, também não vai logo para sua casa (dependendo de sua prematuridade). No nosso caso, foram 96 dias, equivalente aos mais duradouros 03 meses e 01 semana de UTI até o esperadíssimo dia da alta. Tem mais um pouquinho de nossa história neste post.
 
Visto que minha licença-maternidade foi desta forma, decidimos que retomaria a carreira em outro momento. Sou super a favor que em casos de, principalmente, prematuros extremos, a licença contasse a partir do dia da alta (mas estes assuntos serão cenas de um próximo capítulo). 

Com a prematuridade inesperada, muitas mamães (como no meu caso) acabam não tendo a sensação de experimentar a barriga de uma gestação que chega a 40 semanas ou pelo menos próximo, mas o que mais me conforta e me deixa feliz é que, ainda assim, tive uma gravidez saudável e curti cada momento. Sendo assim, algumas coisas que planejamos, como um book fotográfico, também não foi possível fazer, visto que o mesmo foi programado para um momento, mas não conseguimos chegar até lá. 

Ser mãe de prematuro nos faz ver um outro lado da maternidade, nos permite ver o filho lutando pela sobrevivência, um pequeno, desde cedo, vitorioso.  É preciso ter força e muita fé, o que não é fácil quando estamos ansiosos pelo o que mais queremos: levá-lo bem para casa. Até hoje, quando assisto alguma reportagem sobre bebês prematuros, me emociono bastante, pois me coloco no lugar destes pais, imaginando o que eles estão passando: um momento de emoção, expectativas, dúvidas e que, na maioria dos casos, permite um caso de sucesso, a felicidade de ver seu filho evoluindo e “renascendo” e chegando ao seu lar com toda a família em festa.

Por outro lado, ao perder nossa outra bebê (nossa gravidez era gemelar, o que pode ter favorecido o parto prematuro), a Mirela (que virou um anjinho), durante o período que estivemos na UTI Neonatal, presenciamos outros casos como o nosso, pais que perderam seus bebês, pois não resistiram à prematuridade ou, até mesmo, por alguma outra situação que os levaram para lá, chorávamos juntos.

Com o filho prematuro, os nossos pensamentos sobre cuidados com bebê, mudaram um pouco, pois quando Milena foi pra casa, procurávamos ter cuidados em dobro, zelando para que ela se desenvolvesse de uma maneira saudável. Às vezes, nos questionamos se ela não tivesse sido prematura, como será que iríamos agir? Como iríamos cuidar dela? Mas sei de uma coisa, o amor seria o mesmo!!

Pensamos em engravidar novamente, acredito que tão logo o momento chegará, mas confesso que dá um receio do parto prematuro, pois quem já o vivenciou, sabe como é e creio que tem a mesma sensação. É claro que não será impeditivo, pois o importante é ser almejado.

Desejo força para pais que estejam vivenciando a experiência da prematuridade com seus bebês. 

Abraços, 

Larissa Andrade.

Ser Mãe...


Ser mãe é ter o dom de gerar vidas, vidas chamadas filhos....que nos permitem vivenciar o Amor Incondicional, amor esse que nos permite mudar, sermos novas pessoas, acreditar e sonhar...como muda nossas vidas!

Agradeço muito pelo meu presente mais lindo de Dia das Mães, minha princesa Milena.


Para cuidar bem e muito bem deste meu lindo presente, peço para mim e todas nós, mamães...

Que possamos sempre vivenciar a maternidade com Responsabilidade e Amor!

Que tenhamos Sabedoria para criar e educar nossos filhos, o que não é tarefa fácil!

Que possamos estar sempre resgatando e colocando em prática, o Exemplo de nossas próprias mães em tudo que elas nos ensinam. Obrigada mãe! 

Que a Dedicação faça parte do nosso cotidiano materno, sempre! 

Que possamos sempre ser abençoadas com Amor e ser o melhor que podemos ser...

FELIZ DIA DAS MÃES!!

 Abraços, 

Larissa Andrade.

Mães que se cuidam


Imagens retiradas da Internet
Ser mulher exige muitos cuidados consigo mesma, o que não é uma tarefa fácil e quando torna-se mãe, mais ainda, cuidados em dobro.
Com a chegada dos filhos, independente da fase, precisamos dar atenção a eles e junto tem os cuidados com a casa, marido, trabalho e várias outras coisas. Desta forma, a mamãe acaba não se cuidando e fica em segundo plano. Há mães que realmente não se importam com questão de vaidade, é do seu próprio perfil, no entanto, há mães que são bem exigentes com o corpo, pele, saúde, aparência, etc.

Quando temos ajuda de alguém como o próprio marido ou alguém da família ou uma babá, fica realmente mais fácil sair e desfrutar de um “Dia de Beleza” seja em um salão de beleza, SPA ou centro de estética. Cada mulher tem sua rotina pra isto, seja uma vez por semana ou a cada duas semanas e por aí vai. Por outro lado, quando não é possível ir a um lugar destes, há a possibilidade de um “delivery” onde a profissional executa o serviço a domicílio...unhas, cabelo, depilação, massagem, dentre outros serviços. 

Até mesmo para economizar, alguns cuidados podem ser feitos em casa, a própria mamãe pode pintar sua unha, por exemplo. Dá para conciliar em casa alguns cuidados que temos habilidades, é claro que nem sempre essas nos acompanham. Eu, por exemplo, ainda arrisco pintar as unhas das mãos, mas as dos pés....haja tempo, eu levo muito tempo mesmo e acaba ficando super cansativo e a coluna reclama rsrs.

Que tal a esfoliação caseira utilizando hidratante e açúcar? São itens que sempre temos em casa e dão os resultados esperados na pele. Ou quem sabe comprar um bom creme para os cabelos e fazer uma boa hidratação? Caprichar no visual fazendo uma maquiagem (caso goste e dependendo do passeio) ou quem sabe usando acessórios que já temos?

Sempre há maneiras para nós, mães, nos cuidarmos. Abordei este assunto, pois sei que, geralmente, não temos muito tempo, mas quando tiramos um dia ou algum momento para nossos cuidados, faz muito bem: para nós mesmas, para nossos maridos e, claro, nossos filhos. Simples cuidados promovem o nosso bem-estar, ou seja, permite que estejamos bem com nosso “eu” e contribui para o nosso convívio com nossa própria família.

Como este mês é das mães, podemos desfrutar de alguns cuidados a mais, o que acham? rsrs

E vocês... há cuidados que não abrem mão?     
Abraços, 

Larissa Andrade.

Mês das Mães


Imagem retirada da Internet

No mês que comemoramos o Dia das Mães me faz lembrar que cresci escutando e até hoje escuto que todo dia é Dia das Mães...e, de fato, é! Hoje, mais ainda sei, pois vivencio esta experiência. 

Neste mês e, precisamente quando comemoramos este dia, é quando enfatizamos mais a maternidade, pois celebramos a vida, aquele toque de mãe no lar e sua presença que sempre acolhe com muito amor, seja seu próprio filho ou até mesmo através da adoção. 

Não há um manual de instruções orientando em como ser mãe, mas é através de nossas mães que temos grandes exemplos para cuidar e educar nossos filhos. Se formos recordar o nosso passado quando éramos crianças e brincávamos de boneca e de casinha, ali já estávamos “copiando” o jeitinho de nossas mamães.

Quando nos comprometemos com a maternidade, assumimos um papel muito importante que, além de gerar outro ser humano, somos responsáveis pelo seu desenvolvimento, criação e educação...o que não é nem um pouco fácil! 

Há muito conteúdo ao abordar o assunto Maternidade e, de acordo com nossas vivências com nossos filhos e a relação que cada um (a) de nós temos com as nossas mães, permite cada vez mais dar valor a quem gera a vida. Estamos presentes 24h, cuidamos do lar para que os filhos estejam em um ambiente limpo e confortável, mudamos nossa rotina, planejamos o lazer da família, cuidamos das finanças para evitar que falte algo, toleramos birras, damos colo, consolamos, protegemos, choramos, nos preocupamos, desenvolvemos novas habilidades, conseguimos fazer várias coisas ao mesmo tempo, vivenciamos fases do desenvolvimento humano, ensinamos e aprendemos muito com nossos filhos e todo dia tem algo novo, buscamos equilíbrio entre carreira e maternidade, sorrimos, nos tornamos pessoas melhores e mais sensíveis ao amor ... e ficamos muito, mas muito felizes com nossos filhos. 

Para comemorar o Dia das Mães, que neste ano será no próximo dia 12 de Maio, cada filho e família têm o seu jeitinho, seja com presentes, passeios, mensagens, homenagens, companhia e tantas opções que ficam de acordo com a criatividade. 

Que seja um excelente mês e que todas nós, mães, que assumimos com dedicação e responsabilidade esta linda experiência, sejamos sempre abençoadas.

Eu já recebi o meu presente, minha linda filha Milena!!
Abraços, 

Larissa Andrade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...