O apoio dos pais na tomada de decisão dos filhos



Vocês já pararam para pensar sobre o momento em que nossos filhos estarão em algum momento decisivo e que nosso apoio será fundamental? Ok, é cedo para pensar, mas agora enquanto são pequenos e estão no processo de formação da personalidade, nós, pais, contribuímos e muito para tal e, de certa forma, se formos construindo bases seguras e fortalecedoras, o nosso apoio contará bastante em momentos como este. Se assim ocorrer, mais ainda, pois eles farão questão do nosso colo.

Hoje, decidimos sobre o melhor lugar para passear, morar, a escola, a roupa, os coleguinhas, dentre tantas coisas. Mas como o tempo “passa rápido”, logo eles estarão alçando voos mais altos e sozinhos. Futuramente, eles estarão decidindo sobre vestibular, carreira, estilo de vida, família e por aí vai. Difícil pensar nisto agora, hein?!            

É claro que nem sempre eles optarão por algo que seja compatível ao que almejamos desde cedo para eles, mas poderemos ajudá-los a discernir o que é melhor (ou que achamos) para eles. Eu mesma, até hoje, sempre recorro à minha família (principalmente mãe) quando preciso de um auxílio para tomar alguma decisão. Vejo isto como um elo forte que temos e que foi sendo estabelecido desde que eu era pequena.

Outro dia, o Luan Santana estava participando do quadro Arquivo Confidencial do Programa do Faustão e achei bem interessante a história contada pelos pais dele sobre o início da trajetória dele. Nada foi fácil pra eles e como ainda não estava fazendo tanto sucesso, pouquíssimas pessoas compareciam em seus shows e, para fazê-los, passavam por situações que não imaginavam passar. No entanto, hoje é possível ver como foi importante a presença e apoio deles durante a decisão que Luan fez desce cedo: ser cantor.  Foram todos juntos para “a estrada”. 

Segue o link do vídeo com o trecho do depoimento da família sobre um pouquinho do que eles passaram:

http://globotv.globo.com/rede-globo/domingao-do-faustao/v/a-familia-de-luan-santana-fala-sobre-o-sucesso-do-musico/2886047/ 


Eu, particularmente, achei emocionante e, sinceramente, sensacional a atitude que eles tiveram em participar da trajetória do filho, ainda que tenham pensado em desistir. Simplesmente, eles embarcaram no sonho de Luan Santana e este, reconhece e mostra-se grato.

Ainda que dúvidas surjam, pois queremos sempre o melhor para nossos filhos, coração de pai e mãe parece “sentir” sobre o que vai dar certo e qual o melhor caminho a seguir. Acredito muito nisso!

Quando chegar esses momentos decisivos por aqui, torço para que nós tenhamos a sabedoria em dar o apoio necessário e que saibamos lidar com as situações adversas que a vida proporciona, visto que nem tudo são flores.  

Minhas admirações aos pais de Luan Santana e tantos “papais de Luan Santana” por aí, aos meus, claro, e seus papais e a todos nós, que, desde então, vamos nos empenhando para estar sempre presente e oferecer o apoio aos nossos filhos...que é tão importante e assim será.

Abraços,

Larissa Andrade.

14 comentários:

  1. Concordo com vc. E é desde muito cedo que devemos mesmo fazer parte disso para que eles saibam que estaremos perto sempre. Mesmo que chegue o momento de decidirem sozinhos, é bom que saibam que podem contar conosco e com a nossa experiência de vida para opinar.
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Larissa sempre peço muita sabedoria para guiar minha família, para me tornar amiga das minhas filhas.

    Uma excelente semana para vocês.

    Tri-beijos Desirée
    http://astrigemeasdemanaus.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Myriam!
    Acredito que nós temos que, acima de tudo, demonstrar através de nossas atitudes o quanto estamos e estaremos por perto e disponíveis para transmitir nosso apoio em momentos decisivos. Vamos fazendo nossa parte desde cedo...
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  4. Oi Desirée,
    Também sempre peço o mesmo, afinal queremos estar sempre por perto e oferecer o melhor, né?!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. sim amiga que estejamos
    preparados
    para apoia as escolhas dos filhos
    linda noite bjs


    Ser Mamãe Pela Segunda Vez
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanda!
    Com certeza, que tenhamos sempre a sabedoria necessária para o momento.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Os pais têm de acompanhar seus filhos.. em tudo... desde o conceito até onde suas cabecinhas levarem. Apoiem em tudo que for, ajudem no desenvolvimento de suas escolhas. Amar também é agarrar pela mão e verbalizar bem. :) bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa, temos que estar preparadas para dar o apoio que nossos filhos precisam, entender as necessidades deles e diferenciar das nossas. Adorei o exemplo dos pais do Luan Santana. Outro dia li uma matéria da mãe da Maya Gabeira que também falava do apoio na fase da adolescência e na tomada de decisões que foi muito emocionante. Está aqui neste link se você quiser ver: http://www.brconfidencial.com/sobre-maes-e-filhas-relato-de-uma-experiencia/

    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  9. Oi Jorge,
    Concordo com vc, pois se nós, pais, soubermos introduzir conceitos adequados e compatíveis com os valores da família, na hora em que os filhos precisarem tomar decisões, o nosso colo / apoio se tornará um perfeito aliado. Estar por perto é fundamental.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  10. Oi Shairane,
    Seja bem-vinda e agradeço sua presença por aqui!
    Conhecerei sim o seu cantinho!!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Oi Chris,
    Haja preparo para que o que, diria,ainda iremos viver, hein? dá até um friozinho... rsrsrs
    Obrigada pela dica com o link, que relato cheio de emoção e o melhor, a proximidade resgatada entre elas.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Larissa,
    sempre tive em meus pais meu porto seguro. Muitas das coisas que aprendi com eles repasso para meus filhos. Outra coisa linda nesse ciclo é ver meus pais, hoje, pedindo conselhos também a mim. Isso é maravilhoso!
    Beijos!
    Marusia

    ResponderExcluir
  13. Oi Marusia,
    É um ciclo mesmo e que bacana seus pais lhe procurarem para conselhos. É um retorno que vc dá a eles e devem ficar bem orgulhosos disso tudo. Parabéns!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...