Escolhas...


Assim como em todos os aspectos da vida, estamos cercados de situações que nos exigem capacidade de decisão e, na maternidade, isso parece ficar mais acentuado, pois em tudo em que precisamos fazer, sempre temos que escolher o que é melhor para nossos filhos. Vivemos sempre na busca do equilíbrio entre razão e emoção. 

Eis a busca desse equilíbrio que, muitas vezes, nos faz pensar, pensar... até chegar em alguma escolha que (acreditamos que) seja mais proveitosa e confortável para a família, mas principalmente, para a criança. Isso se estende à moradia, alimentação, lazer, carreira, dentre outras situações. 

Pergunto-me se mãe é mais razão ou mais emoção?

Bate o medo de errar na decisão e depois a sensação de culpa aparecer, mas sinceramente, eu acredito no famoso “feeling” de mãe, pois mesmo que não seja a escolha mais certa, apostamos que vai dar certo e vamos de coração aberto. 

Há uma situação atual que estou precisando fazer certas escolhas. Sei que toda escolha implica em perdas, mas também, implica em ganhos para vivenciar novas experiências e até mesmo realizações de sonhos. O “x” da questão é saber o que quer, aliando querer e poder (nem sempre os dois andam lado a lado rsrs).

Com muita expectativa! Abraços!!!

O significado do Papai Noel


Estou planejando sair às compras para a decoração do Natal...e tenho conversado com Milena sobre isso. 
É interessante saber como as crianças vão entendendo e conceituando sobre esse momento, associando com seus símbolos, dentre eles, o Papai Noel. 
Eis a conversa com minha flor: 

Eu: Filha, o Natal está chegando e quando a mamãe arrumar a nossa árvore, você vai cuidar dela?
Milena: Sim, mamãe e aí agente deixa o Papai Noel entrar..
Eu: Isso mesmo filha, o que você vai fazer com ele?
Milena: Eu vou pedir um presente bem grande..
Eu: O que é esse presente bem grande?
Milena: É um presente bem grande mamãe!!! 

Ela falou de uma maneira tão meiga e fiquei pensando sobre esse assunto.
Sei que tem pais que preferem não alimentar sobre o famoso “bom velhinho” que nesta época (final de ano) faz parte da decoração de Natal do lugar. Até que ponto afirmar ou não sobre a existência dele?

Cabe destacar as coisas boas que ele representa, como bondade, esperança, amor ao próximo, sem contar que transforma sonho em realidade, afinal nas cartinhas de muitas crianças (inclusive eu fazia a minha) sempre tem algum grande desejo e, se ele conseguir, realiza! Traz muita alegria!

Temos que levar em consideração os valores de cada família e de que forma esses são repassados à criança e, paralelamente, ela vai vivenciando e absorvendo as simbologias que a ela são apresentadas. Creio que conforme elas vão crescendo, amadurecendo e, no momento em que estiverem preparadas, saberão mesmo se Papai Noel existe. Tudo tem seu tempo!
Algumas pesquisas apontam que estimular a imaginação da criança é fundamental para o seu desenvolvimento, portanto, reforçar a ideia que ele existe é saudável e favorece a criatividade. Imaginem só o que as crianças pensam quando é falado sobre Papai Noel a elas? Geralmente elas perguntam, falam algo sobre, contribuindo ainda, para o desenvolvimento da linguagem. 

E bem provável que por aqui seja parecido como foi comigo, pois meus pais alimentaram super bem a existência dele. Era muita expectativa minha e de minhas irmãs para a chegada do grande dia. Lembro-me perfeitamente que fazíamos as cartas e colocávamos apenas um lado do sapato e, no dia seguinte, ao acordar, o presente estava lá....quanta felicidade, clima propício à união familiar.
A fantasia já existe na criança, cabendo a nós, pais, escola e sociedade estimular da melhor maneira possível.

Aproveitem essa época com muita PAZ, AMOR E MUITO CHAMEGO COM FILHOS E FAMILIARES.

Ei.. Você acredita em Papai Noel?


 Abraços!!!

Amamentação - Parte 2


Complementando o post anterior, lembro-me dos “papos de mães” sobre como aumentar o leite materno e várias dicas até hoje escuto, dentre as principais:
·          
  •  Guaraná Baré (guaraná da terra): esse é famoso para “dar mais leite”;
  • Ades Original : Por ser bebida com soja, também “dá uma ajudinha” =);
  • Canja de Galinha da Cabeça Preta: essa foi a dica “top” (é fácil de encontrá-la?);
É bem provável que não há alguma explicação científica para sobre essas dicas. Será que tem? Alguém aí tem mais dicas?? =)

Na realidade, queremos oferecer o melhor para nosso bebê e o mais importante é equilibrar a alimentação para interferir de maneira saudável para a produção de leite.

Há mamães que tem leite em excesso e realizam a doação para bancos de leite, o que é um excelente ato e ainda contribui para outros bebês. 

Conforme comentei anteriormente, eu não tinha leite em excesso, mas com a minha experiência em retirar leite materno e armazenar em frasco apropriado, esporadicamente, eu realizo a doação de frascos para uma maternidade. Junto uma quantidade razoável e entro em contato...eles ainda fazem a coleta em casa. 

Quem quiser fazer a doação de frascos, eles têm que ser de vidro e com a tampa plástica, por exemplo, de maionese ou café solúvel. 

O Banco de Leite Humano Amazonas na Maternidade Ana Braga recebe doações de frascos e de leite materno. Endereço e telefone:
Alameda Cosme Ferreira, s/n , São José Manaus
Tel.: 92-3214-9089 

Já estou fazendo a minha nova coleção para doar: 

 Abraços!

Amamentação


A amamentação foi algo que sempre sonhei quando me tornasse mãe, pois acho uma experiência linda que traz benefícios para mãe e bebê, fortalece este vínculo e, claro, desde o primeiro momento do bebê, o leite materno é a alimentação adequada e mais saudável com os nutrientes que ele precisa.
Logo no início, quando Milena e Mirela  nasceram, acredito que eu conseguia produzir a quantidade que fosse adequada para elas, mas por terem sido muito prematuras, não receberam logo leite materno. Depois que Mirela não resistiu e, também, por Milena ainda estar se desenvolvendo, (vale ressaltar que ter bebê em UTI Neonatal não é fácil, pois é um misto de sentimentos: preocupação, expectativas, etc.) contribuiu para que o leite diminuísse. 

No entanto, para estimular a produção de leite materno era necessário realizar a retirada do leite materno (ordenha), mesmo que Milena ainda não tivesse sendo amamentada diretamente e até chegar esse momento. Tinha rotina para tal e sempre utilizava toucas e máscaras descartáveis (isto é muito importante), bem como o frasco esterilizado que a própria maternidade disponibilizava. (Até me fez lembrar do Cantinho do Leite..lá as mamães conversavam, se conheciam, trocavam ideias e falavam como estavam seus bebês...cada história de pequenos vitoriosos).  

 O estímulo à amamentação demorou um pouquinho, pois foi necessário mais desenvolvimento dela. Pensem em um dia mega esperado! Tinha alguns momentos que conseguia amamentá-la um pouco e eu ficava super feliz, mas em outros momentos não, pois já não tinha mais tanto leite. Mas mesmo assim, eu insistia. Cheguei a achar que ela já estava é acostumada com a sonda rsrsrs e ela também recebeu alta mamando em mamadeirinha, fiquei bem frustrada (quanta resistência tive para comprá-la).
Gostaria muito de tê-la amamentado devidamente, acho que ganharia mais peso inclusive, sendo assim, antes das mamadas dela, eu a colocava no peito pelo menos um pouquinho e, em seguida, ia pra mamadeira mesmo e também tirava o meu leite e dava nessa pra ela. Porém, como eu não estava conseguindo dar tanto leite materno a ela, eu ficava preocupada e isso fez com que diminuísse a minha produção de leite e acabou que ela foi se acostumando mesmo na mamadeira.

Mas sabem...com o tempo fui vendo que a amamentação é um ato lindo que fortalece o vínculo entre mãe e bebê, mas que esse vínculo também pode ser fortalecido com a mamadeira sim, desde que possamos proporcionar ao nosso bebê um ambiente adequado e com muito amor, com certeza eles crescerão fortes e saudáveis.
Eu fazia da mesma forma se ela estivesse no peito...com muito amor e olhando sempre muito orgulhosa pra ela!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...